Panorama
 
 
 

REGIÃO NORTE ESCOLHE ENTIDADES AMBIENTALISTAS PARA COMITÊ DO ARPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

30/08/2007 - Adriano Ceolin - Até o dia 10 de setembro será realizada a eleição das entidades ambientalistas da região Norte que ocuparão lugar no Comitê do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). A convocação para o pleito foi feita pelas organizações não-governamentais Kanindé (Associação de Defesa Etnoambiental) e Novos Curupiras, que atualmente representam as entidades no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O mandato das entidades representantes no Comitê do Arpa dura dois anos. Presidido pelo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco, o comitê é um colegiado de caráter deliberativo, composto por representantes de órgãos do governo, da sociedade civil e dos doadores do programa. Para as entidades ambientalistas da região Norte são reservadas duas vagas.

Criado em 2002, o Arpa tem duração pré-determinada de dez anos. Seu principal objetivo é proteger amostras representativas da biodiversidade amazônica. Entre seu doadores, estão o Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), por meio do Banco Mundial, a ong WWF-Brasil e o Banco alemão de fomento ambiental(KfW).

+ Mais

GEF Caatinga financia unidades de beneficiamento de pequi no Ceará

30/08/2007 - O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto Conservação e Uso da Caatinga GEF-Caatinga, inaugurou nesta quinta-feira (30), no município de Jardim (CE), duas unidades comunitárias para o beneficiamento do pequi.

As unidades serão sede dos Moradores do Distrito Horizonte e Unidade de Beneficiamento de Pequi, ambas em Jardim, na região do Araripe. Os recursos para as obras dos dois centros são oriundos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) - organização financeira independente que viabiliza projetos que beneficiam o meio ambiente global.

Essa parceria, que também contou com o apoio da Fundação Araripe, permitiu qua a Unidade de Beneficiamento do Pequi já iniciasse suas atividades com a próxima safra direcionada para um cliente certo: a Compainha Nacional de Abastecimento do Ceará (Conab) irá comprar aproximadamente 2,9 mil litros de óleo, mais da metade da capacidade de produção, por safra, que é de 5 mil, dentro do Projeto Compra Antecipada Especial da Agricultura Familiar. Esse produto será distribuído nas escolas no município de Jardim e será usado na merenda escolar como melhoramento nutricional da comida.

O Projeto Conservação e Uso sustentável da Caatinga, juntamente com a Fundação Araripe, trabalham na região com demonstração de práticas de uso sustentável, contribuindo para minimizar a emissão de gases que promovem o efeito estufa, através de planos de manejo de uso múltiplo e processos de eficiência energética promovendo o ecodesenvolvimento e a conservação da biodiversidade da caatinga.

Essa unidade de beneficiamento traz fortalecimento na agricultura familiar garantindo alimentação equilibrada para a população local, além de sustento para 118 famílias e ainda, aumento na produtividade, melhores condições de trabalho, maior valorização e melhor remuneração dos produtos que contêm o pequi.
Fonte: GEF Caatinga.

+ Mais

Proambiente encerra reunião com decisões sobre proposta de serviços ambientais

29/08/2007 - A 3ª Reunião do Conselho Nacional do Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural (Proambiente), promovida pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do Ministério do Meio Ambiente, encerrou nesta quarta-feira (29), em Brasília.

Entre os encaminhamentos do encontro, estão decisões sobre a minuta de um projeto de lei do Poder Executivo que complementa propostas que já tramitam na Câmara dos Deputados e que poderá permitir o uso de recursos orçamentários no pagamento de serviços ambientais.

A minuta apresenta definições sobre serviços ambientais, mecanismos para o pagamento de benefícios a quem os empreende e alternativas de fundos para o programa. O projeto de lei será enviado ao Congresso pela Casa Civil e poderá ser apensado a outros dois - nº 792/2007 (com a base conceitual de serviço ambiental) e nº 1190/2007 (que cria o Bolsa Verde, um incentivo à agricultura sustentável). Juntos, os três projetos poderão tornar realidade o pagamento por serviços ambientais para pequenos e médios produtores rurais.

+ Mais

MMA e entidades divulgam consulta pública do Patrimônio Genético

29/08/2007 - Adriano Ceolin - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e entidades ligadas a comunidades tradicionais uniram-se para divulgar a consulta pública que trata da repartição de benefícios provenientes da exploração econômica do conhecimento tradicional associado. Juntos, governo e organizações não-governamentais vão realizar, até dezembro, uma série de eventos para promover a participação das comunidades na discussão do tema.

A consulta é promovida pelo Conselho de Gestão pelo Patrimônio Genético (CGEN). O documento foi lançado em dezembro do ano passado. Em abril deste ano, foi feita a primeira prorrogação do prazo para a coleta dos resultados.

No último dia 16 de agosto, o CGEN, a pedido das entidades, decidiu prorrogá-lo até dezembro deste ano. "Fomos nós, das entidades, que solicitamos essa consulta pública. E o MMA tem sido nosso grande aliado, juntamente com o Ministério da Justiça por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai)", afirmou Fernanda Kaingáng, do Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual (Inbrapi). "Estamos realizando diversos eventos informativos para levar ao conhecimento dos povos indígenas os detalhes da consulta", explicou.

De acordo com Fernanda Kaingáng, já houve reuniões em Manaus (AM), Belém (PA) e Coxilha (RS). Todos os encontros contaram com a participação de representantes e lideranças indígenas. Em Manaus, o evento ocorreu em maio e foi feito em parceria com o Departamento de Patrimônio Genético (MMA), Rede Norte-Amazonas, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Confederação das Organizações Indígenas e Povos do Amazonas (Coiam) e Fundação Estadual dos Povos Indigenas (Fepi).

Entre 27 e 29 de agosto, foi realizada em Luizânia (GO) uma oficina em que a consulta pública foi abordada no âmbito da medicina popular, com discussões sobre o uso de ervas e plantas para tratamento de saúde e outros temas. "O benefício conquistado a partir do acesso ao conhecimento tradicional precisa ser repartido", afirmou Lourdes Laureano, da Articulação Paracari. De acordo com ela, 54 pessoas de oito redes de grupos comunitários participaram da oficina. Entre elas, a Rede Fitovida (RJ), o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS), e o Movimento das Mulheres Camponesas do Brasil (MMC).

No Paraná, em junho, a Fundação Palmares, a Associação Comunitária Quilombola Ecológica do Vale do Guaporé e o Instituto de Apoio dos Países de Terceiro Mundo (Iattermund) promoveram o primeiro Laboratório Organizacional de Comunidades Remanescentes de Quilombos da Região Sul. O evento também contou com o apoio do DPG.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.