Panorama
 
 
 

MEIO AMBIENTE ESTABELECE AÇÕES DE COMPENSAÇÃO
AMBIENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DE PCH

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2008

(16/01/2008) O secretário do Meio Ambiente (SEMA), Otaviano Moraes assinou nesta quarta-feira (16) Termo de Compromisso firmado entre a Secretaria, através do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), e a Empresa Boca do Monte Energia Ltda. O documento visa o cumprimento da reposição florestal obrigatória referente à supressão de vegetação nativa necessária para a implantação da Pequena Central Hidrelétrica Engº Ernesto Jorge Dreher, no Rio Ivaí, nos municípios de Julio de Castilhos e Salto do Jacuí.

O termo estabelece para a empresa Boca do Monte Energia Ltda, obrigações, prazos de cumprimento da reposição florestal obrigatória e ações de compensação ambiental associadas ao empreendimento.

O plantio das mudas nativas em áreas de mata ciliar será executado através de uma parceria entre a empresa e o CONDIMMA Alto Jacuí (Conselho de Técnicos e Dirigentes Municipais do Meio Ambiente do Alto Jacuí). De acordo com o Licenciamento Florestal da PCH, serão plantadas 227.519 mudas de espécies nativas da região.

A empresa Boca do Monte Energia deverá apresentar ainda, projetos referentes à recuperação da mata ciliar dos rios e arroios da área de atuação do Condimma Alto Jacuí, que abrange os municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Alto Alegre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Carazinho, Colorado, Coqueiros do Sul, Cruz Alta, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não Me Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Santo Antonio do Planalto, Selbach, Tapera e Victor Groeff.

Também assinaram o Termo de Compromisso o diretor do Defap, Luiz Alberto Mendonça, e o diretor da empresa Boca do Monte Energia Ltda, Pedro Holtermann Netto.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Ambiente desenvolve ações culturais em Santa Vitória do Palmar e no Chuí

(14/01/2008) Nesta segunda-feira (14) será assinado Protocolo de Cooperação Cultural entre a Secretaria do Meio Ambiente e os prefeitos dos municípios de Santa Vitória do Palmar (15h na Prefeitura Municipal) e do Chuí (16h na Prefeitura Municipal). O documento visa a realização de atividades culturais através da realização de cursos, seminários e ações educacionais voltadas às questões ambientais, priorizando ações no período de veraneio, em especial na Praia da Barra do Chuí.

As atividades atendem a determinação do secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, que deseja incrementar ações de educação ambiental nos meses de janeiro e fevereiro, articuladas pelo secretário adjunto Francisco Simões Pires.

Conforme o protocolo, serão realizadas nos dois municípios atividades culturais de educação ambiental na Praia da barra do Chuí, através de palestras e seminários sobre a conservação dos recursos hídricos e do solo. Também serão realizados passeiosorientados na região para permitir a contextualização com os conteúdos ministrados.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.