Panorama
 
 
 

DESCENTRALIZAÇÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM VALINHOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

A prefeitura de Valinhos assinou, em 26.03, com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SMA e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, convênios inéditos na Região Metropolitana de Campinas, retornando ao município a responsabilidade pelo licenciamento ambiental de atividades de pequeno impacto local que estavam sendo feitos pelo Estado. O acordo foi assinado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, o presidente da CETESB, Fernando Rei, e o prefeito de Valinhos, Marcos José da Silva, durante ato realizado na sede do executivo local.

Ao todo, oito municípios paulistas já estão estruturados para exercerem o papel de órgão fiscalizador e licenciador de atividades com reduzido impacto ambiental local. A cidade de Ribeirão Preto foi a primeira a assinar o convênio com a CETESB e SMA, a quem compete, através do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN, o licenciamento de atividades que interferem em áreas de preservação natural. Os municípios de Brotas, de Adamantina, de Colina, de Tabapuã, de Santo André e de São Paulo, já assinaram convênios semelhantes com a SMA.

"Temos a crença de que um país somente se tornará democrático e desenvolvido como Nação, se apostar no poder local. Por isso, confiamos na descentralização, com as comunidades assumindo a sua responsabilidade, fortalecendo suas bases e seus conselhos municipais", afirmou o secretário Xico Graziano, ao lembrar, ainda, o papel importante do projeto Município Verde, que tem estimulado os municípios a uma concorrência sadia no trato das questões ecológicas e de ações de educação ambiental.

Para o presidente da CETESB, Fernando Rei, a gestão do atual governo está fazendo história na relação do Estado com os municípios paulistas. Particularmente com o acordo firmado com o município de Valinhos, Fernando considerou que "esta é uma parceria para balizar os demais municípios da bacia do Piracicaba, do Jundiaí e do Capivari", pela complexidade dos problemas ambientais a serem enfrentados. Fernando Rei adiantou que o município de Araraquara também está se candidatando, junto à CETESB, para assumir o licenciamento ambiental local.

Após a assinatura do convênio, a agência ambiental paulista realizou o primeiro encontro da Jornada de Gestão Ambiental, um seminário onde apresentou alguns produtos, como as Câmaras Ambientais do setor produtivo e o programa Produção Mais Limpa. As “Jornadas” ocorrerão em várias regiões do estado, em parceria com as prefeituras locais, seguindo uma linha de gestão ambiental compartilhada. O trabalho que a CETESB coordena, de instalação das Câmaras Ambientais, foi apresentado pela coordenadora das Câmaras, Zoraide Carnicel, a apresentação do Programa Produção Mais Limpa ficou a cargo do gerente de Tecnologias Limpas, Meron Petro Zajac. O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Valinhos, Claudimir Kiko Ferreira, encerrou o encontro apresentando um panorama da Gestão
Ambiental no município.

A descentralização do licenciamento ambiental integra o Projeto Licenciamento Ambiental Unificado, um dos 21 projetos estratégicos do Governo do Estado. A partir da aprovação do projeto de lei 819, que está tramitando em regime de urgência na Assembléia Legislativa, a CETESB assumirá todo o licenciamento ambiental que hoje está dividido entre quatro órgãos do sistema estadual de meio ambiente.

Campinas

Após a assinatura do convênio, na cidade de Valinhos, o Secretário Xico Graziano se dirigiu ao município de Campinas, onde se reuniu com o Prefeito, Dr. Hélio de Oliveira Santos, que formalizou a entrega de todos os documentos necessários para o início do processo de descentralização do licenciamento.
Texto: Renato Alonso
Fotos: José Jorge Neto

+ Mais

Focos de fogo permaneciam até o final da tarde nas instalações da Di All Química em Diadema

Os bombeiros permaneceram até o final da tarde de hoje, 27.03, combatendo os pequenos focos de fogo nas instalações da Di All Química Distribuidora, Comércio e Importação de Produtos Químicos Ltda., localizada na Avenida Nossa Senhora das Graças, 1.295, no Jardim Ruyce, em Diadema, onde ocorreu um incêndio que teria se iniciado por volta das 7h20 da manhã.

Uma equipe de técnicos do Setor de Operações de Emergência, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB permaneceu no local acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros, mas não encontrou condições para fazer uma vistoria nas instalações da empresa. Até o início da noite, os bombeiros continuavam fazendo o rescaldo da área para evitar riscos para a vizinhança, onde dez residências foram totalmente destruídas pelo fogo.

Por conta das informações de que a empresa manipulava solventes, acetatos, lacas e outros produtos, o que teria causado várias explosões, a CETESB fez avaliações nas redes de esgoto e de águas pluviais nas ruas adjacentes ao local do incêndio, para onde estavam sendo carreadas as águas residuais do combate ao fogo, mas não detectou concentrações de gases nem vapores inflamáveis.

Com o uso de máquinas, os bombeiros procederam à derrubada de parte das paredes para facilitar os trabalhos de remoção dos produtos. Essa operação foi interrompida, pois a movimentação provocou o rompimento dos tambores e bombonas aumentando o volume de resíduos expostos.
A empresa consta do cadastro da CETESB, tendo sido dispensada da licença ambiental em razão da modalidade das atividades declaradas, restritas à importação e comercialização de produtos de limpeza no varejo. A Prefeitura de Diadema divulgou informações de que a empresa possui alvará de funcionamento, operando desde 2008.
Texto: Newton Miura

+ Mais

Continuam os trabalhos de remoção de resíduos na empresa incendiada em Diadema

01/04/2009 - Os técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB estão dando continuidade hoje, 01.04, ao acompanhamento das ações emergenciais na empresa Di All Química Distribuição, Comércio e Importação de Produtos Químicos de Limpeza Ltda., em Diadema, que sofreu um incêndio na última sexta-feira, 27.03.

Durante todo o dia de hoje, 01.04, os trabalhos irão se concentrar, assim como nos dias anteriores, na remoção dos entulhos e resíduos gerados no sinistro, que estão sendo encaminhados para o aterro industrial da Estre Ambiental no município de Americana, área licenciada pela CETESB.

A Prefeitura de Diadema, até o momento, já removeu cerca de 900 tambores, avariados e vazios ou ainda intactos, contendo produtos não identificados, além de ter recolhido para um caminhão vácuo por volta de 12.000 litros de resíduos líquidos, que estão sendo transportados para o aterro em Americana. Durante a remoção dos tambores, trabalhos de desobstrução da área são realizados simultaneamente, pois existem muitos destroços metálicos e até mesmo veículos que se encontravam dentro da empresa durante o incêndio.

Ontem, 31.03, a CETESB emitiu multa à empresa, no valor de 10.000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs, que correspondem a R$ 158.500,00, pelos danos ambientais causados. A CETESB, no entanto, não conseguiu ainda notificar os responsáveis pela empresa, que não foram encontrados nos endereços informados.

Além das equipes do Setor de Operações de Emergência e Agência Ambiental do Ipiranga da CETESB, estão trabalhando no local técnicos da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária de Diadema, da Secretaria de Obras e de Meio Ambiente de Diadema, da Perícia Criminal, da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Texto: Mário Senaga
Fotos: Setor de Operações de Emergência

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.