Panorama
 
 
 

PESQUISA NA RESEX CAZUMBÁ-IRACEMA MONITORA INFLUÊNCIA DA CAÇA SOBRE MAMÍFEROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2011

Brasília (25/07/2011) – Durante o mês de julho foi divulgada a primeira etapa da pesquisa de monitoramento que objetivou mapear a influência da caça de subsistência sobre a população de mamíferos de médio e grande porte na Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes no Acre.

Entre as grandes revelações da pesquisa estão o registro de duas novas espécies na área: o macaco da noite (Aotus nigriceps) e os quatipurus das espécies Sciurus spadiceus e Sciurus ignitus. Cerca de 200 quilômetros, das quatro trilhas abertas para a pesquisa, foram percorridos.

Foi possível avistar mamíferos de grande porte como um espécime de onça parda (Puma concolor) e dois espécimes de onça pintada (Panthera onca), sendo uma mãe com filhote. Também foram avistadas espécies como a preguiça real (Choloepus didactylus), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), sagui-leãozinho (Cebuella pygmaea) e sagui-de-goeldi (Callimico goeldi), que constavam no plano de manejo por conta de relatos dos moradores.

Para o chefe da Unidade de Conservação e coordenador da pesquisa, Sandro Flávio de Carvalho, o trabalho desenvolvido pela pesquisadora é de fundamental importância. “Através desta pesquisa, podemos identificar quais são as espécies abatidas para a subsistência. Será possível ainda, quantificar as espécies abatidas anualmente e realizar uma estimativa da densidade das populações dessas espécies. Com essas informações teremos condições para desenvolver atividades para minimizar os possíveis impactos”, destacou. O estudo conta com financiamento do Instituto Chico Mendes e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Responde pela pesquisa Marcela Álvares Oliveira.

+ Mais

Publicado livro com pesquisas sobre a Caatinga na Esec do Seridó

Brasília (19/07/2011) - Publicado livro reunindo pesquisas referentes ao Curso de Campo de Ecologia da Caatinga 2011 realizado na Estação Ecológica do Seridó, unidade de conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no estado do Rio Grande do Norte.

O curso é parte da disciplina Ecologia de Campo do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Terceiro curso de Ecologia de Campo na UC, tem como objetivo treinar o aluno pós-graduando em atividades acadêmicas in loco. Os trabalhos de pesquisa foram realizados durante duas semanas do mês de junho.

Para o gestor interino da Esec do Seridó, George Stephenson Batista, o curso e a consequente publicação das pesquisas é muito importante para divulgar a estação ecológica. “Inclusive, vários participantes do curso se manifestaram desejosos de futuramente desenvolverem trabalhos de pesquisa na unidade em razão de sua ótima estrutura”, ressaltou o analista ambiental.

Criada em 1982, a Estação Ecológica do Seridó possui 1,163 hectares e encontra-se no município de Serra Negra do Norte, vizinho a Caicó, a terceira cidade em tamanho e número de habitantes do estado.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.