Panorama
 
 
 

ICMBIO ASSINA TERMO DE RECIPROCIDADE PARA A IMPLEMENTAR O CORREDOR ECOLÓGICO DA REGIÃO DO JALAPÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2011

Rodrigo Rueda - Brasília (28/09/2011) – O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, participa nesta quita-feira (29), a partir das 9h, da abertura do 1º Seminário sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Região do Corredor Ecológico do Jalapão, no Palácio do Governo do Estado do Tocantins, em Palmas. Na ocasião, será realizada a assinatura do Termo de Reciprocidade para implementar o Corredor Ecológico do Jalapão.

O Termo de Reciprocidade tem como objetivo conjugar esforços entre as instituições partícipes para a introdução e implementação do Corredor Ecológico da região do Jalapão com base em um Plano Estratégico e estabelecer um Comitê de Coordenação, que se reunirá regularmente para elaborar e aprovar os planos operativos anuais para o desenvolvimento de ações no Corredor Ecológico da região do Jalapão.

Sobre o projeto

O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão é uma iniciativa do ICMBio, em cooperação técnica com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), e parceria do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), da Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão Pública (SEPLAM) e do Instituto Natureza do Tocantins (NATURANTINS).

A implementação do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão teve início em abril deste ano e terá duração de três anos, até março de 2013. A área é de extrema importância biológica e hídrica, por concentrar diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, além de nascentes das bacias hidrográficas dos rios Tocantins, Parnaíba e São Francisco.

Cinco unidades de conservação (UC) fazem parte do Corredor Ecológico do Jalapão: Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba, a Área de Proteção ambiental da Serra da Tabatinga, o Parque Estadual do Jalapão e a Área de Proteção Ambiental do Jalapão. Este conjunto de UC representa o maior mássico de áreas protegidas para a conservação do Cerrado.

+ Mais

Programa de Proteção atua no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Brasília (26/09/2011) - Na última semana, a equipe de fiscalização do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), após ser acionada pela monitoria ambiental, realizou uma ação de fiscalização nas proximidades do naufrago Guadiana, patrimônio histórico-cultural e um dos principais pontos de mergulho utilizados pelos visitantes por meio do Programa de Proteção do Parque.

A operação teve como alvo a embarcação Durão do Mar, suspeita de realizar atividade de pesca ilegal. Após vistoria, a equipe verificou a existência de aproximadamente 80 kg de peixe que foram doados à Guarnição da Marinha do Brasil, na Ilha Santa Bárbara. O proprietário do barco, um pescador da Colônia de Pesca de Caravelas, foi autuado e punido com multa e apreensão da embarcação e petrechos de pesca.

O Programa de Proteção atua preventivamente e corretivamente frente ao cometimento de infrações à legislação ambiental, sendo pela um importante instrumento da consolidação da presença institucional.


 

Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.