Panorama
 
 
 

BRASIL DIVULGARÁ ECONOMIA VERDE INCLUSIVA NA RIO+20, DIZ MINISTRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2011

25/10/2011
Rafael Imolene
Após receber homenagem na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (25/10), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a Rio+20, conferência mundial da ONU que será sediada no Rio de Janeiro em 2012, "oferecerá ao Brasil oportunidade ímpar" de mostrar ao mundo que é possível aliar desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. "O Brasil conquistou uma liderança importante no setor nas duas últimas décadas, desde a Rio 92", disse a ministra. "O País tem sido exitoso e procura cada vez mais resultados sólidos e permanentes para erradicar a pobreza, preservar o meio ambiente e gerar desenvolvimento."

A Rio+20 será realizada de 28 de maio a 6 de junho de 2012 e reunirá na capital carioca mais de 10 mil pessoas - entre eles líderes vindos de todos os continentes - para debater Meio Ambiente e Sustentabilidade. É um evento internacional extremamente importante, de diálogo, que não se limita a governos, pois terá a mobilização da sociedade, do setor produtivo e do setor financeiro, afirmou a ministra. "Teremos a chance de mostrar muito do que o Brasil fez em duas décadas. E devemos mostrar o que iremos fazer nos próximos 20 anos em termos de sustentabilidade aliada ao desenvolvimento."

Izabella Teixeira participou da abertura do Encontro Nacional de Secretários do Meio Ambiente, na Câmara Federal, momento em que foi homenageada com o título de Membro Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia, que dedicou aos analistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes. Depois da homenagem, falou sobre a importância do evento e dos temas que devem ganhar cada vez mais importância, como economia verde, erradicação da pobreza e governança pelo desenvolvimento sustentável. A ministra destacou, ainda, a relevância de temas como o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, mudanças climáticas e o diálogo permanente entre os poderes Executivo e Legislativo.

Em entrevista concedida após a abertura do evento, Izabella Teixeira disse ter expectativa positiva em relação ao Código Florestal, que tramita no Senado. "Os debates ocorreram em ambiente extremamente positivo e construtivo, para termos uma lei que seja aplicável, com segurança jurídica e, sobretudo, uma lei que reconheça a riqueza da biodiversidade brasileira", afirmou. Quanto ao licenciamento ambiental, a ministra disse que o governo está trabalhando na modernização e na eficiência dos procedimentos. "O Ibama tem feito esforços sucessivos de modernização e aperfeiçoamento, e entendemos que é possível avançar ainda mais."

+ Mais

População pode mandar sugestões para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

27/10/2011
Aída Carla de Araújo
Portaria do Ministério do Meio Ambiente que torna pública a abertura do processo de Consulta Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos foi publicada nesta quinta-feira (27/10), no Diário Oficial da União. Junto com as cinco audiências públicas que já foram realizadas pelo País, esses são os instrumentos que o estado utiliza para conversar com a população. Por meio delas, torna-se possível garantir a participação da sociedade na construção das políticas públicas que preveem a extinção dos lixões até 2014.

A Portaria 409, assinada pela ministra Izabella Teixeira, informa que poderão ser encaminhadas ao MMA, em até 60 dias, contados da publicação, sugestões que possam contribuir para o aperfeiçoamento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O formulário para o envio de contribuições sobre a Consulta Pública da versão preliminar do Plano está disponível no sítio eletrônico www.cnrh.gov.br/pnrs .

O gerente da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Moacir Assunção, destacou a importância do cumprimento de todas as etapas previstas para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

"Essa é a hora da população se manifestar e apresentar as suas contribuições para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Todas essas informações serão levadas para a Audiência Pública Nacional, que será realizada em Brasília, nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro. Depois, a versão final será submetida aos órgãos competentes", afirmou.

A Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos passou a ser um divisor de águas com relação à percepção que se tem da geração de resíduos no Brasil. Com isso, o Governo espera lançar um novo olhar sobre a questão.

O debate sobre os resíduos sólidos envolve 12 ministérios e é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. A discussão já faz parte do centro das agendas governamentais e está articulada com o projeto de desenvolvimento nacional, com o Brasil sem Miséria, com o desenvolvimento econômico e com a agenda da cidadania.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.