A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Poluição marinha ameaça biodiversidade

Os recifes de corais também são impactados pelos resíduos plásticos

 
 

22/04/2021 – A poluição marinha é uma das principais ameaças à biodiversidade causando grande preocupação por causa da quantidade, durabilidade e persistência nos oceanos.

Mais de 270 espécies de animais, incluindo mamíferos, répteis, aves e peixes já foram encontrados presos em plásticos causando graves lesões e danos crônicos e até mesmo a morte destes animais. Há estimativas de que no mínimo mil tartarugas marinhas morram todos os anos por causa do enredamento em resíduos plásticos como apetrechos de pesca perdidos ou descartados.

Em relação à digestão, mais de 240 espécies distintas de animais já ingeriram plásticos segundo registros documentados. Os resíduos plásticos causam abrasões e obstrução do aparelho digestivo causando a morte do animal. Outro impacto é causado pelas toxinas presentes em muitos plásticos, pois afetam a reprodução e impactam no sistema imunológico. Animais ameaçados e com populações pequenas tem mais este problema para enfrentar.

Infográfico: Pick-upau/Divulgação


Resíduos plásticos também já foram achados em solos, rios e oceanos. A poluição causada pelos microplásticos altera as condições do solo, podendo causar prejuízos para a saúde dos animais e aumentar as chances de vazamentos de substâncias químicas afetando a qualidade do solo.

Os recifes de corais também são impactados pelos resíduos plásticos, pois equipamentos de pesca abandonados, perdidos ou descartados podem ocasionar o sufocamento de recifes frágeis, além das colônias microbianas que se formam nos resíduos plásticos e que podem acarretar em maiores números de doenças aos corais.

Na Região do Mediterrâneo 134 espécies já foram relatadas sofrendo ameaças causadas pelo lixo marinho. Os ecossistemas bentônicos do Mar Mediterrâneo sofrem mais com a ingestão de resíduos (60%), na sequência emaranhamento (21%), colonização (14%) e outros (5%).

Da redação, como informações da WWF
Fotos: Pixabay/Reprodução

Fontes: Wijnand de Wit, Adam Hamilton, Rafaella Scheer, Thomas Stakes e Simon Allan. Dalberg Advisors. Solucionar a poluição plástica: transparência e responsabilização. Relatório 2019. Publicado pela WWF - Fundo Mundial para a Natureza.; Mediterranean biodiversity and marine litter: an interaction knowledge base, Interreg Med Biodiversity Protection project, 2019.

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.