A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Estudo encontra microplásticos em alimentos

Os microplásticos já estão presentes na carne e no leite, diz estudo

 
 

21/12/2022 – Pesquisa realizada na Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda, indica que a entrada dos microplásticos é a ração de animais e que esses poluentes penetram nos organismos em nível celular. A verdade é que os microplásticos já estão presentes em todos os lugares, até na corrente sanguínea de animais e humanos.

O novo estudo encontrou os microplásticos em uma importante cadeia para a sobrevivência dos seres humanos, os alimentos. Testes realizados em fazendas na Holanda com animais e produtos encontraram partículas microplásticas, incluindo carne e leite. Os pesquisadores acreditam que essa contaminação pode ter sido por meio da ração, vendida em embalagens plásticas.

Reprodução/Unsplash

 



Segundo o jornal britânico The Guardian, os pesquisadores examinaram 12 bovinos e 12 suínos, onde foi confirmada a presença de microplásticos na corrente sanguínea da maioria dos animais, com o registro de polietileno e poliestireno, materiais comuns na composição de embalagens plásticas. Para os pesquisadores, esses microplásticos chegam a corrente sanguínea dos animais através do alimento (ração, por exemplo), pela água e até pelo ar. A descoberta é uma grande evidência de que esse tipo de material poluidor chega e se aloja em órgãos de animais e humanos.

Provavelmente os efeitos destes poluentes trarão danos à saúde, contudo, as implicações serão estudadas mais a frente. Os pesquisadores disseram ter encontrado microplásticos até no leite recém-ordenhado, mas também nos tanques de armazenamento e até no leite à venda nos supermercados na Holanda. Segundo os cientistas, sete das oito amostras de carne bovina e cinco das oito amostras de carne suína apresentavam contaminação com esses materiais.

Além da Holanda, outros países como França e Suíça já identificaram a presença de microplásticos em amostras de leite. Os pesquisadores já haviam encontrado esse poluente na corrente sanguínea de humanos no início do ano. O estudo foi encomendado pela organização Plastic Soup Foundation.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Unsplash

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.