A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Quantidade de microplásticos nos oceanos triplica em 20 anos

Estudo revela crescimento do consumo de plástico pela sociedade

 
 

28/01/2023 – Novo estudo revela que sociedade ainda não se convenceu que o plástico de uso único tornou-se um desafio ambiental gigantesco para a humanidade. Quantidade crescente na produção, consumo e descarte inadequado mostra que o planeta ainda não caminha para uma solução viável.

Segundo o relatório, a quantidade de microplásticos nos oceanos triplicou em 20 anos. Os microplásticos são fragmentos minúsculos que dificilmente podem ser vistos pelo olho humano e que se acumulam no fundo mar, em profundidades acima de 100 metros, causando impactos na fauna marinha. Os pesquisadores creditam esses números ao aumento do consumo da sociedade por embalagens plásticas, principalmente aquelas de uso único, como sacolas, garrafas e invólucros de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Os pesquisadores analisaram cinco áreas de sedimentos retirados do Mar das Baleares, entre o leste da Espanha e o sul da França, em novembro de 2019. Em cada ponto de 37 centímetros de comprimento, avaliou-se a presença de microplásticos, desde 1965, quando se iniciou a produção de plásticos no mundo, de forma mais intensiva. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Environmental Science and Technology.

Reprodução/Unsplash

 



A pesquisa revelou que desde a virada do milênio, triplicou-se a quantidade de microplásticos no mar. Segundo os cientistas da Universitat Autònoma de Barcelona (ICTA-UAB), na Espanha e do Departamento do Ambiente Construído da Universidade de Aalborg (AAU-BUILD), na Dinamarca, um dos pontos preocupantes é a inalteração dos minúsculos resíduos de plásticos, desde seu descarte, há décadas.

Segundo os autores do estudo, uma vez depositados no fundo do mar, esses microplásticos não se degradam pela ausência de oxigênio e luz, por exemplo. “Uma vez depositados, a degradação é mínima, então os plásticos da década de 1960 permanecem no fundo do mar, deixando a marca da poluição humana lá”, disseram, em comunicado, os cientistas.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Foto: Reprodução/Unsplash

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.