A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Oceanos estão virando destino do lixo plástico

Uruguai sediou encontro entre governos para combater plásticos

 
 

01/02/2023 – Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, a cada ano, cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos são despejados nos oceanos. Se nada for feito, essa quantidade pode triplicar até 2040. Por esse motivo diversos governos se encontraram em Punta del Este, no Uruguai, no fim de 2022 para buscar alternativas para reduzir ou erradicar esse gigantesco problema ambiental.

A frente dessas negociações está o Comitê Intergovernamental de Negociação (INC, na sigla em inglês) da ONU. Grupos de trabalho buscam consenso para um acordo global que resolva a poluição por plásticos, sobretudo aqueles de uso único.

“Sabemos que o mundo é viciado em plástico. O mundo criou uma crise do plástico. E os plásticos têm efeitos nocivos para a saúde, deixam uma grande pegada… Mas esta não é uma guerra contra o plástico em si, é uma guerra contra o plástico no meio ambiente”, disse a secretária-geral adjunta das Nações Unidas e diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, em entrevista coletiva.

Reprodução/Unsplash

 



As dimensões gigantescas e globais do problema fizeram com que a ONU, por meio da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, criasse o INC para debater os desafios e as soluções que todos os países contribuem e enfrentam. O Comitê tem o objetivo de elaborar um marco regulatório que tenha vinculo jurídico internacional até 2024. Segundo a ONU, esse novo acordo seria a maior iniciativa ambiental, desde o Acordo de Paris, voltado para a crise climática, em 2015.

Representantes de 193 países se reuniram no Uruguai para juntos buscarem soluções para a redução dos resíduos plásticos descartados no meio ambiente, afetando toda a biodiversidade e a própria vida humana. Para Andersen, o desafio é imenso, mas acredita ser possível chegar a um acordo no prazo de dois anos, mas para isso precisamos que todos se comprometam, incluindo governos, produtores e marcas responsáveis por essa disseminação do plástico. Todos os membros da ONU fazem um “chamado à ação para se levar em conta todo o ciclo de vida dos plásticos”, diz.

“Isso quer dizer que devemos trabalhar junto com o setor privado, com a comunidade, com os defensores do meio ambiente, com lideranças políticas, para continuar construindo o caminho a seguir”, disse Andersen durante coletiva. Segundo a ONU, os plásticos representam pelo menos 85% do lixo marinho. A poluição assusta, a cada minuto, o volume equivalente a um caminhão de lixo é despejado nos oceanos. Se não conseguirmos interromper esse fluxo, em 2040, poderemos ter 50 quilos de resíduos plásticos por cada metro da costa em todo o planeta.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Fotos: Reprodução/Unsplash

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.