A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

As negociações para um tratado global sobre os plásticos

ONU pretende barrar o crescimento da poluição plástica no planeta

 
 

09/02/2023 – Presente na vida de quase toda a população mundial, os plásticos se tornaram um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. Mas agora um tratado global pretende interromper esse crescimento voraz da produção, consumo e descarte de embalagens plásticas. Líderes de diversos países membros da ONU buscam entendimento para um acordo juridicamente vinculativo sobre os plásticos e suas consequências até 2024.

“Este é o acordo ambiental multilateral mais significativo desde o acordo de Paris. É uma apólice de seguro para esta geração e as futuras, para que elas possam viver com plástico e não serem amaldiçoadas por ele”, disse Inger Andersen, chefe do Programa Ambiental da ONU.

As negociações do comitê contam com delegados da ONU, representantes dos Estados Membros, agências especializadas e ONGs. Segundo os ativistas, existem muitos dados consolidados sobre a poluição plástica, contudo, faltam parâmetros da indústria sobre a produção e o descarte destes resíduos.

Segundo dados da Fundação Heinrich Böll, cerca de 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico foram produzidas entre 1950 e 2015, sendo a maior parte de embalagens de plástico de uso único, e menos de 10% deste total foi reciclado, o restante foi queimado, descartado em lixões e aterros sanitários ou mesmo dispensado no meio ambiente. Mesmo com estes números a produção de plástico não mostra desaceleração. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o consumo de plásticos deve aumentar de 460 milhões de toneladas, em 2019, para 1,2 bilhão de toneladas, em 2060.

Reprodução/Unsplash

 



Segundo a Agência Internacional de Energia, a produção de plástico que representa 12% do consumo de petróleo no mundo deve aumentar. Portanto, pelo menos um setor da economia tem interesse direto na produção de plástico, o petroquímico. A necessidade de um tratado global sobre os plásticos juridicamente vinculativo é urgente e fundamental.

Diretrizes, regras e legislações nacionais e regionais não têm apresentado os resultados esperados, prova disso é que estamos afundando em um mar de plástico em várias partes do planeta. A União Europeia proibiu produtos de plástico de uso único, como canudos, pratos, talheres e cotonetes. Bangladesh, Quênia e outras nações africanas proibiram sacolas plásticas. Nova Zelândia proibiu embalagens de poliestireno e bandejas de PVC para alimentos. Por outro lado, países como EUA, um dos maiores poluidores do mundo, sequer possui uma legislação federal sobre o tema.

“No momento, temos uma verdadeira colcha de retalhos na legislação. Mas o plástico, como material e como poluente, é totalmente transfronteiriço. Portanto, é incrivelmente difícil administrar algo que flui pelo ar, pelas correntes oceânicas e pelo comércio”, disse Christina Dixon, da Agência de Investigação Ambiental do Reino Unido em comunicado.

Da Redação, com informações de agências de notícias.
Foto: Reprodução/Unsplash

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.