A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Soluções para a poluição plástica

Mais de 150 países se encontram para buscar alternativas

 
 

15/06/2023 – Da UNEP – O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, em 5 de junho, o 50º aniversário de uma das maiores plataformas globais de conscientização pública ambiental, viu milhões de pessoas de todo o mundo se reunirem para aumentar a conscientização sobre soluções para combater a poluição por plásticos.

Mais de 150 países participaram do evento deste ano, organizado pela Costa do Marfim, com o apoio da Holanda. Como disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em sua mensagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, será necessário uma abordagem de toda a sociedade para combater a poluição por plásticos. “Devemos trabalhar como um só – governos, empresas e consumidores – para quebrar nosso vício em plásticos, defender o desperdício zero e construir uma economia verdadeiramente circular.”

Vários eventos em Abidjan destacaram os esforços da Costa do Marfim para combater a poluição plástica. A Diretora Executiva do PNUMA, Inger Andersen, e os líderes do Ministério do Meio Ambiente da Costa do Marfim visitaram a Lagoa Ébérie para discutir os esforços para lidar com o desperdício de plástico.

Em Abidjan, chefes de empresas de todo o continente reuniram-se no Africa CEO Forum , onde as soluções para a poluição plástica estiveram na ordem do dia. Françoise Remarck, Ministra da Cultura e da Francofonia, também inaugurou uma exposição de arte intitulada Polímeros, Arte, Plásticos no Museu de Arte e Cultura Contemporânea de Abobo. Apresentava pinturas, esculturas, moda e outras obras de arte criativas usando resíduos plásticos.

Em todo o mundo, ações de conscientização, incluindo limpeza de praias, eventos esportivos e comunitários, destacaram o impulso global em direção a uma abordagem de ciclo de vida do plástico.

Pixabay/Reprodução

 



A ciclista britânica Kate Strong partiu em uma jornada de 4.800 km em uma bicicleta de bambu feita à mão para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Estrelas de cinema e músicos indianos lançaram o videoclipe TikTik Plastic pedindo ação contra a poluição plástica, enquanto as Forças de Manutenção da Paz da ONU do Reino Unido, Argentina e Eslováquia coletavam resíduos plásticos em toda a zona tampão da ONU em Chipre.

Aeroportos e redes de transporte, da China e Indonésia ao Chile e Estados Unidos, bem como outdoors na Times Square e Piccadilly Circus, transmitem mensagens do Dia Mundial do Meio Ambiente, conscientizando milhões sobre a necessidade de acabar com a poluição plástica.
Enquanto isso, agências da ONU, empresas, entidades esportivas e celebridades globais como Karry Wang, Liu Tao, Ellie Goulding, Jason Momoa, Chris Lee, Antonio Banderas, Aidan Gallagher, Antoinette Taus e Dia Mirza usaram suas plataformas para pedir uma reavaliação de como nós projetamos, produzimos, consumimos e descartamos plástico.

O conteúdo do Dia Mundial do Meio Ambiente também foi visto mais de 200 milhões de vezes em canais de mídia social em vários idiomas e plataformas, enquanto as hashtags #WorldEnvironmentDay e #BeatPlasticPollution ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Twitter.

O foco deste Dia Mundial do Meio Ambiente é particularmente oportuno, após a recente conclusão de uma segunda rodada de negociações sobre um acordo global para acabar com a poluição plástica em Paris como parte do processo do Comitê Internacional de Negociação.
Para obter mais informações sobre como você pode ajudar a enfrentar a crise da poluição por plástico, leia o Guia Prático de Poluição por Plástico Beat. Fonte: UNEP.

Veja o artigo original.

Da UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.