A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Arqueologia pode revelar caminhos para os desafios do plástico

A Pandemia da Covid-19 amplia poluição por plástico

 
 

29/08/2023 – Pesquisadores das Universidades de York e da Tasmânia revelam que uma nova crise de resíduos se apresentará com a pandemia da Covid-19. Só no Reino Unido, cerca de 14 milhões de kits de proteção individual foram fornecidos aos hospitais todos os dias no auge da pandemia. Sendo 360 milhões de luvas, 158 milhões de máscaras e 135 milhões de aventais.

Os autores da pesquisa acreditam que seja, ainda que de maneira catastrófica para a humanidade, uma oportunidade única para que se usem políticas ambientais para conscientizar as futuras gerações sobre a poluição de resíduos.

John Schofield, professor do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, afirma que a humanidade é responsável. “Como arqueólogos, enfatizamos o fato de que as ações humanas criaram esse problema”. Os autores do estudo acreditam que a arqueologia pode contribuir para soluções, como foco na prevalência e resiliência da nossa cultura material.

Reprodução/Pixabay

 



“Compreender os comportamentos humanos por meio da cultura material que eles deixam para trás é o que os arqueólogos fazem, seja na pré-história, no período medieval ou ontem. Achamos que esta abordagem centrada no objeto fornece uma perspectiva distinta e útil sobre o problema da poluição ambiental”, afirma o professor.

Joanna Vince, conferencista sênior em Política e Relações Internacionais na Universidade da Tasmânia, também destaca a importância da arqueologia nessa questão. “Os arqueólogos precisam estar mais envolvidos no debate público sobre a poluição por plásticos para informar mais sobre as decisões políticas. O primeiro passo é para os arqueólogos aumentarem sua colaboração com especialistas em políticas, tomadores de decisão do governo e indústria”.

“A máscara facial, como cultura material que se tornou quase simultaneamente simbólica em todo o mundo, permitiu-nos refletir sobre este registro arqueológico de construção através de uma perspectiva multidisciplinar”, conclui.

Da redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.