A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Com começo difícil, tratado da ONU avança

Nações Unidas deve apresentar um rascunho do acordo em novembro

 
 

05/09/2023 – Até o fim de 2023 o planeta deve conhecer as primeiras diretrizes no novo acordo global sobre a poluição plástica. Tratado conduzido pela ONU pretende reunir ao menos 175 países. A expectativa é que até novembro seja apresentado um rascunho que possa conduzir as negociações entre as nações. A iniciativa deste passo foi sugestão da França e Brasil e acatada na sede da UNESCO, durante encontro em Paris.

Durante a primeira semana de junho, organizações não governamentais, enviados da indústria e delegações de países se reuniram para a segunda etapa de conversas sobre a criação de um tratado juridicamente vinculativo, que tem o objetivo de reduzir os impactos da poluição por plástico. Estimativas de um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, divulgado em 2022, indicam que até 2060 a quantidade de lixo plástico pode triplicar se nada for feito.

Reprodução/Pixabay

 



Segundo agências de notícias, o início das negociações foi bastante travado e as delegações se dividiram em dois grupos para os debates. Entre os pontos de destaque estão à criação de planos nacionais para a mitigação da poluição por plástico, o estabelecimento de metas globais de produção, descarte e reciclagem, novas tecnologias entre outras iniciativas.

Contudo, após o início sem avanços, as conversas entre as delegações evoluíram e os países participantes concordaram na produção de um rascunho inicial que resultará no texto final do tratado global. O objetivo é reunir as divergências e reduzi-las até o próximo encontro em Nairóbi, no Quênia, em novembro. Países como China, Rússia e Arábia Saudita foram responsáveis pelas divergências que travaram as negociações por mais de dois dias, mas o consenso venceu ao final dos debates.

Enquanto países como Arábia Saudita e Estados Unidos preferem planos nacionais individuais ao invés de metas globais, portanto desfavoráveis a um acordo global juridicamente vinculativo, outros países como Japão, Chile e União Europeia são favoráveis a um acordo único e global.

Da redação, com informações de agências de notícias
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.