A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

O transporte de micróbios perigosos através de resíduos plásticos

Ao adentrar na água a superfície dos plásticos é invadida rapidamente por milhões de micróbios

 
 

21/06/2024 – Um estudo recente sobre plásticos revelou que o lixo plástico presente nos rios pode estar servindo como porta de entrada de patógenos perigosos aos oceanos. A pesquisa realizada no Reino Unido demonstrou que materiais como plásticos, paus de madeira e a própria água podem ser locais apropriados para comunidades de microrganismos, criando um reservatório para bactérias e vírus causadores de doenças humanas e resistência a antibióticos.

Conforme o principal autor do estudo, Vinko Zadjelovic da Universidade de Antofagasta no Chile, quando os plásticos adentram na água doce, acabam contribuindo para o transporte de organismos patogênicos, e genes resistentes a antibióticos. O que poderia gerar implicações indiretas, mas de grande magnitude na saúde humana.

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça cada vez mais preocupante à saúde pública. Em 2019, aproximadamente 2,7 milhões de pessoas em todo o mundo foram vítimas de infecções associadas a resistência aos antibióticos.

Ao adentrar na água a superfície dos plásticos, é invadida por milhões de micróbios rapidamente. Durante uma semana, os pesquisadores mergulharam as amostras no rio Sowe, em Warwickshire na Inglaterra, a jusante de uma estação de tratamento de águas residuais. Os estudiosos encontraram significativas mudanças nas comunidades microbianas, de acordo com o material estudado.

A desinfecção das águas residuais é um processo de extrema importância, pois reduz os riscos para o meio ambiente e para a saúde humana, trazidos pelos microrganismos. Nas amostras de água coletadas pelos pesquisadores, foram encontrados patógenos humanos como Salmonella, Escherichia, causadora de infecções na garganta. Zadjelovic enfatizou a importância do controle rigoroso das estações de tratamento de água residual.

Reprodução/Pixabay

 



Os resultados dos estudos demonstraram que o plástico e a madeira podem ser atraentes para bactérias oportunistas como Pseudomonas aeruginosa e aeromonas, representando riscos principalmente para pessoas com sistema imunológico debilitado.

Foi constatado durante o estudo que a bactéria P. aeruginosa, causadora de infecções em pacientes hospitalares, é quase três vezes mais prevalente em “plásticos desgastados” - manipulados pelos pesquisadores para simular a decomposição dos plásticos na natureza - em comparação com a madeira.

Neste “plástico desgastado” verificou-se também maior existência de genes responsáveis pela resistência à antibióticos. As empresas de água britânicas vinham sendo criticadas por bombear esgoto bruto nas vias navegáveis do Reino Unido, além da subnotificação de muitos eventos de poluição, o que acabou gerando indignação pública.

Todos os anos, são canalizados para os oceanos cerca de 3,5 mil a 2,41 milhões de toneladas métricas de materiais plásticos. Este material acaba se tornando o maior responsável pela poluição dos oceanos, pois os rios são a porta de entrada do plástico nos oceanos. O estudo publicado na revista Microbiome, prevê que até 2050 cerca de 10 milhões de mortes ocorrerão em todo o mundo.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.