A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

A poluição plástica além das sacolinhas

Diversos itens que consumimos contêm plásticos, porém a maioria dos países se nega a aderir a tratados por questões econômicas

 
 

03/07/2024 – Novas negociações mundiais sobre Poluição Plástica esbarram no mesmo tópico: as políticas sobre a limitação da produção de plásticos. Os 175 países participantes do Comitê Intergovernamental de Negociação sobre Poluição Plástica ainda discutem uma maneira de criar um tratado internacional sobre o assunto.

Apesar da poluição por sacolas plásticas ganhar maior destaque, é preciso que sejam criadas medidas para o controle da produção de inúmeros outros itens que, mesmo não parecendo, são feitos de plástico, como lenços umedecidos. Estes, ao se degradarem, transformam-se em microplásticos. Outros itens que contêm plásticos são:

- Gomas de mascar;
- Saquinhos de chá;
- Protetor solar;
- Recibos;
- Latas de alumínio;
- Produtos de higiene e lavanderia.

Reprodução/Pixabay

 



Existe plástico em quase tudo ao nosso redor. Os itens descartáveis são os mais problemáticos devido à alta geração de plásticos todos os anos, lotando aterros e lixiviando microplásticos nocivos ao meio ambiente. Microplásticos são pequenas partículas que estão em todo lugar, oriundas da decomposição do plástico, e têm sido um dos grandes problemas ambientais modernos.

Nos últimos anos, o comitê de negociação intergovernamental (INC) mantém intensas conversações sobre a necessidade de redigir um tratado global sobre a produção mundial de plásticos. Ambientalistas defendem uma redução significativa na produção de plástico; segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a produção deve triplicar até 2060. A maioria dos países se nega a aderir a tratados como esses devido a questões econômicas. Apesar disso, é urgente que os países cheguem a um consenso sobre a diminuição da produção de plásticos, pois a poluição plástica atravessa fronteiras e é um problema de todos.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.