A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Estudo indica que de fim de plástico descartável pode reduzir emissões

Efeito também resultaria na perda de 13 mil postos de trabalho na cadeia produtiva do plástico

 
 

30/06/2025 – A eliminação gradual da produção de plásticos descartáveis no Brasil entre 2025 e 2040 poderia reduzir 18 milhões de toneladas de gás carbônico e 3,2 milhões de toneladas de resíduos no meio ambiente, mas também resultaria na perda de até 13 mil postos de trabalho na cadeia do plástico. O estudo, realizado pelas ONGs Oceana e WWF e pela consultoria Systemiq, considera a substituição de itens como talheres, copos e sacolas por materiais alternativos, como papel, bambu, vidro e tecidos.

De acordo com as projeções, se o cenário atual se mantiver até 2040, o Brasil terá despejado 60,7 milhões de toneladas de resíduos sólidos no meio ambiente. No entanto, com a eliminação dos plásticos descartáveis e a adoção de materiais alternativos, esse volume cairia para 57,5 milhões de toneladas, embora esses novos materiais também gerem resíduos.

Quanto às emissões de gases de efeito estufa, o relatório prevê que, no cenário atual, o Brasil emitirá 678 milhões de toneladas de CO2 equivalente até 2040. Com a substituição do plástico descartável, as emissões seriam reduzidas para 660 milhões de toneladas, considerando também as 18 milhões de toneladas emitidas pela produção dos materiais alternativos. A diferença representa a emissão de 3,9 milhões de carros de passeio em um ano. O relatório destaca que essa redução significativa do impacto ambiental é impulsionada pela eliminação gradual do plástico, substituição de materiais, práticas de produção mais eficientes e transformação geral do sistema, e foi apresentado a representantes de diversos ministérios.

Reprodução/Pixabay

 



O objetivo do documento é apoiar uma postura mais assertiva do Brasil nas negociações de um tratado internacional sobre poluição plástica, liderado pela ONU. A resistência vem principalmente de países produtores de petróleo, matéria-prima do plástico, que argumentam sobre o impacto econômico da limitação. A Abiquim, que representa os fabricantes de plástico no Brasil, aguardou a publicação do relatório para se posicionar.

O estudo estima que a produção de plásticos descartáveis representa 6,8% da produção total do setor e emprega entre 15 mil e 24 mil pessoas. A eliminação dessa produção e a substituição por outros materiais resultaria em uma perda líquida de 13 mil empregos diretos até 2040. No entanto, ao considerar empregos indiretos, a perda líquida seria menor, cerca de 1 mil postos, segundo um modelo econômico que mapeia as relações entre as indústrias.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Direitos reservados. Plastic no Thanks 2021-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.