A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Microplásticos em placentas podem estar ligados a nascimentos de bebês prematuros

Poluição no útero: Substâncias encontradas em PET, PVC e outros tipos de plásticos

 
 

08/07/2025 – Uma pesquisa recente mostrou que os níveis de microplásticos nas placentas de mães que tiveram bebês prematuros são mais de 50% mais elevados do que nas mães de bebês nascidos a termo. Embora ainda não se prove uma relação causal, os resultados alertam para os possíveis impactos da poluição por plásticos na saúde humana, especialmente em gestantes.

O estudo, apresentado na Sociedade de Medicina Materno-Fetal em Denver, analisou 100 placentas de partos a termo e 75 de nascimentos prematuros. Os resultados mostraram que as placentas de bebês prematuros continham 203 microgramas de plástico por grama de tecido, enquanto as de partos a termo apresentaram 130 µg/g. As substâncias plásticas mais comuns encontradas foram PET, PVC, poliuretano e policarbonato, presentes em garrafas plásticas e outros produtos cotidianos.

Reprodução/Pixabay

 



Os pesquisadores destacaram que, embora haja uma clara associação entre microplásticos e nascimentos prematuros, é necessário investigar mais a fundo se os plásticos realmente causam o parto precoce. O estudo surge em meio a uma crescente preocupação com os efeitos dos microplásticos na saúde humana, já que, desde 2020, fragmentos de plástico têm sido detectados em diversas partes do corpo, como sêmen, leite materno, cérebro e medula óssea, indicando uma contaminação generalizada.

Embora fatores como idade, etnia e condição socioeconômica também influenciem o risco de parto prematuro, a correlação entre microplásticos e nascimentos prematuros permaneceu evidente, mesmo considerando esses fatores. A pesquisa reforça a necessidade urgente de desenvolver políticas públicas e medidas eficazes para reduzir a exposição da população aos microplásticos.

Redação, com informações de agências de notícias
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Direitos reservados. Plastic no Thanks 2021-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.