A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Pesquisa alerta que microplásticos no ar podem causar tipos de câncer

Cientistas querem que autoridades criem políticas públicas para mitigar efeitos na saúde humana e no meio ambiente

 
 

16/09/2025 – Uma pesquisa recente conduzida pela Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), revelou que os microplásticos presentes no ar, provenientes principalmente do desgaste de pneus e da decomposição de resíduos, podem estar ligados ao desenvolvimento de cânceres de pulmão e cólon, além de causar infertilidade em homens e mulheres. A análise, que revisou mais de 3.000 estudos, sugere que essas pequenas partículas, que penetram facilmente o corpo humano, também estão associadas à inflamação pulmonar crônica e redução da função respiratória.

Com menos de 5 milímetros de tamanho, os microplásticos estão presentes em todos os ambientes, configurando-se como uma nova forma de poluição do ar. Nicholas Chartres, professor da Universidade de Sydney e principal autor da pesquisa, destaca a urgência de medidas políticas para reduzir a exposição da população a essas partículas nocivas.
"Pedimos que as autoridades reguladoras e os líderes políticos considerem as crescentes evidências de danos à saúde causados pelos microplásticos, incluindo cânceres de cólon e pulmão", afirmou em comunicado.

Reprodução/Pixabay

 



Publicado na revista científica Environmental Science & Technology, o estudo é a primeira revisão sistemática sobre microplásticos que utiliza métodos de pesquisa rigorosos, aprovados pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Embora a maioria das pesquisas analisadas tenha sido realizada com animais, os pesquisadores afirmam que os resultados podem ser igualmente aplicáveis aos seres humanos, devido à semelhança nas exposições a essas substâncias.

Com a produção global de plásticos atingindo quase 460 milhões de toneladas anuais, um número que pode triplicar até 2060, os pesquisadores alertam sobre a necessidade urgente de políticas públicas para enfrentar essa ameaça crescente à saúde humana e ao meio ambiente. Esse alerta ocorre pouco após as negociações da ONU sobre um tratado global de plástico falharem, sem acordo sobre metas e financiamento. Enquanto não há consenso global, os cientistas pedem que os governos, mesmo que individualmente, tomem medidas para prevenir os impactos do plástico, com ênfase em ações imediatas para reduzir a exposição da população.

Redação, com informações de agências de notícias
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Direitos reservados. Plastic no Thanks 2021-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.