A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Revisão inédita e abrangente sobre a poluição plástica na Amazônia aponta que a contaminação representa riscos urgentes à saúde

Pesquisas anteriores sugeriram que a Amazônia é uma importante fonte de plástico oceânico

 
 

08/12/2025 – Embora o plástico seja útil no cotidiano, seu descarte inadequado nos oceanos e rios é uma ameaça global crescente. Um estudo inédito revelou que a poluição plástica está amplamente disseminada na Bacia Amazônica, contaminando água, plantas e animais. Pesquisadores revisaram 52 estudos científicos desde 2000, concentrando-se principalmente no Brasil, e constataram a presença predominante de microplásticos com menos de cinco milímetros. Apesar da gravidade, nenhum dos estudos abordou os nanoplásticos, considerados ainda mais perigosos.

Os resultados do estudo são alarmantes: a poluição plástica está amplamente distribuída por toda a Bacia Amazônica, afetando água, sedimentos, plantas e diversos animais, como aves, peixes e mamíferos. A maior preocupação é com a saúde humana, já que 66% dos animais contaminados por plástico — principalmente peixes — fazem parte da alimentação regular das comunidades locais, aumentando o risco de ingestão de microplásticos pela população.

Apesar de ainda não existirem evidências conclusivas sobre os danos diretos causados por microplásticos à saúde humana, sua presença em grandes quantidades é motivo de preocupação. A exposição pode ocorrer não só pelo consumo de alimentos contaminados, mas também pela ingestão de água potável retirada diretamente de rios poluídos, muitas vezes sem tratamento adequado. Essa realidade representa um risco para diversas comunidades da Amazônia.

Reprodução/Pixabay

 



Diante da gravidade da situação, os pesquisadores defendem a implementação urgente de políticas para conter a poluição plástica em toda a região. Eles também destacam a necessidade de ampliar os estudos, especialmente em áreas da bacia amazônica ainda pouco exploradas. Além disso, sugerem que futuras pesquisas se concentrem nos efeitos dos nanoplásticos e na contaminação de tecidos musculares e da água potável, a fim de avaliar com mais precisão os riscos à saúde humana.

Saiba mais: Jéssica Fernandes de Melo et al, Poluição plástica na Amazônia: a primeira revisão abrangente e estruturada, Ambio (2025). DOI: 10.1007/s13280-025-02245-2

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Direitos reservados. Plastic no Thanks 2021-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.