A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Quantidade de microplásticos invisíveis em tampas metálicas de bebidas é grande, diz estudo

Garrafas de vidro com tampas metálicas registram até 50 vezes mais microplásticos

 
 

08/12/2025 – Um estudo da agência francesa de segurança alimentar revelou que tampas metálicas de garrafas de vidro são fontes ocultas de microplásticos em bebidas. Cerveja, água, vinho e refrigerantes analisados apresentaram contaminação, sendo as garrafas de vidro as mais afetadas — com níveis até 50 vezes maiores que as de plástico.

A contaminação por microplásticos nas bebidas foi ligada à tinta à base de poliéster usada na parte externa das tampas metálicas. Durante o transporte e armazenamento, arranhões liberam fragmentos que, ao selar as garrafas, acabam indo direto para a bebida. Segundo o pesquisador Alexandre Dehaut, as partículas encontradas tinham cor e composição idênticas à tinta das tampas, o que levou à identificação do problema.

Reprodução/Pixabay

 



Microplásticos estão presentes em todos os ambientes, inclusive no corpo humano, com potenciais impactos à saúde, como câncer e problemas cardíacos. A alimentação é a principal via de exposição. O novo estudo alerta que até garrafas de vidro, tidas como sustentáveis, podem conter riscos ocultos devido às tampas metálicas. A solução proposta — lavar e secar as tampas antes do envase — é eficaz, mas ainda limitada a ambientes laboratoriais, sendo um desafio em escala industrial.

Dehaut recomenda evitar tampas metálicas, mas reforça que a solução deve partir da indústria, com mudanças no processo produtivo. Segundo ele, o consumidor já recebe a bebida contaminada, e são necessárias ações preventivas. Além da tinta das tampas, o estudo identificou microplásticos de outras origens, indicando contaminação em diversas etapas da cadeia, inclusive na água utilizada.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA +
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Publicações
Tome uma atitude Acervo Técnico
Envolva-se Central de Jornalismo Ambiental
Alianças Mitigação de Mudanças Climáticas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Eu Oceano
Doar  
FAQ
Contato  
   
 
Direitos reservados. Plastic no Thanks 2021-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.