O Muda no Mundo é uma plataforma digital para cadastramento de áreas passíveis de restauração ecológica e reflorestamento nativo.

 
 
   
 

FAQ: Perguntas Frequentes

 

Veja a seguir algumas dúvidas comuns para o cadastramento na plataforma Muda no Mundo.

O que é o Muda no Mundo?
O Muda no Mundo é uma plataforma digital para cadastramento de áreas passíveis de restauração ecológica e reflorestamento nativo.

Quem coordena o Muda no Mundo?
A Plataforma Muda no Mundo é uma iniciativa do Projeto Refazenda, da Agência Ambiental Pick-upau, uma organização não governamental ambientalista fundada em 1999.

Como funciona o Muda no Mundo?
A plataforma Muda no Mundo é uma ferramenta online para o cadastramento de áreas e propriedades passíveis de processos de restauração ecológica. As propriedades e áreas são cadastradas na plataforma e passam a integrar um banco de reflorestamento. Conforme a demanda, os proprietários e responsáveis pelas áreas são informados e podem escolher pela participação ou não das chamadas.

Quem pode participar?
Pessoas físicas e jurídicas. Proprietários rurais, sitiantes, propriedades em perímetros urbanos. O cadastramento de áreas públicas como Unidades de Conservação, territórios de povos originários e quilombos poderá ser realizado, mas será destinado à demandas específicas de projetos de restauração ecológica, entretanto, estas áreas poderão ser inseridas na Rede de Sementes e em outras ações socioambientais relacionadas.

Qual a área de abrangência da plataforma?
O Muda no Mundo abrange todos os municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Quais biomas e ecossistemas brasileiros estão inseridos nestas áreas?
São contemplados os biomas Cerrado e Mata Atlântica. Neste contexto estão todos os ecossistemas relacionados, incluindo restingas, manguezais e as diversas formações florestais, que compõem estes biomas.

Existe alguma restrição de região?
Não. Qualquer região dos estados contemplados é elegível, incluindo capitais, interior, áreas rurais e litorâneas.

Meus dados são compartilhados ou divulgados na plataforma?
Não. Seus dados ficam arquivados no banco de dados do programa e são acessados apenas pela Agência Ambiental Pick-upau, que coordena o Muda no Mundo. Não há nenhum tipo de compartilhamento ou divulgação na internet. Conforme Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018.

Existe algum custo de adesão ou permanência da propriedade no banco de áreas?
Não. O cadastramento na plataforma é totalmente gratuito, bem como a participação nos processos de viabilidade para que as áreas sejam beneficiadas em projetos de restauração ecológica, recuperação de áreas degradadas e reflorestamento.

Como posso retirar minha propriedade da plataforma?
Basta enviar sua solicitação de descadastramento pelo formulário de contato da plataforma, indicando o pedido. Você receberá a confirmação do descadastramento da área também por email. Caso queira reintegrar a área ao banco de dados será necessário o recadastramento pelo formulário.

Preciso enviar documentos da propriedade no ato da adesão à plataforma?
Não. Somente serão solicitados documentos no momento de submissão ou avaliação da propriedade em uma chamada ou projeto específico. O proprietário será informado previamente e poderá decidir se deseja ou não submeter a área naquele processo.

Como funciona a seleção das áreas para serem contempladas?
As áreas cadastradas são selecionadas por meio de uma série de parâmetros como ordem de cadastramento, localização estratégica para a manutenção da biodiversidade, recursos hídricos, nível de degradação, tamanho das áreas entre outros requisitos.

Tem mais alguma dúvida? Fale Conosco!

 
 
 
 
       
Fale Conosco
 
Faça parte da iniciativa de restaurar habitats, criar novas florestas, proteger os recursos hídricos e preservar a biodiversidade de biomas brasileiros.

 
 
   
 
 
 

 
 
 
As áreas cadastradas são selecionadas por meio de uma série de parâmetros como ordem de cadastramento.
 
O cadastramento na plataforma é totalmente gratuito, bem como a participação nos processos de viabilidade para que as áreas sejam beneficiadas.
 
O Muda no Mundo abrange todos os municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
 
 
 

 

 

 
 
 
Realização
 
 
 
 
Vamos juntos plantar novas florestas.
       
MUDA NO MUNDO INICIATIVAS FLORESTAIS
SIGA-NOS
   

 

 
Projeto Refazenda
FAQ Programa Atmosfera
Quem Somos Rede de Sementes e Mudas
Cadastro de Propriedades Darwin Society Magazine
Contato CECFLORA
  C-3PO
   
CONHEÇA
     
  Agência Ambiental Pick-upau
  Programa de Compliance
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024. Muda no Mundo 2022 - 2024.