Bacurau (Nyctidromus albicollis)
 
 
Ninhos
Aves podem decorar ninhos para afastar rivais
Estratégias de decoração com penas pode deixar o ninho com ‘cara de matança’
 

21/06/2022 – Parece bizarro, mas aves podem usar penas para deixar ninhos com aspecto macabro para outros indivíduos, como se o local fosse usado para matar outras espécies. Muitas aves usam penas grandes e vistosas na decoração de seus ninhos e isso pode ser uma estratégia para afastar vizinhos indesejados e até predadores.

Essa é a conclusão de um novo estudo publicado na Royal Society Open Science. Karen Wiebe, especialista em comportamento animal e ecossistemas, da Universidade de Saskatchewan, em Saskatoon, Canadá e seus colegas observaram aves colocando grandes penas nos ninhos e acreditam que esses adereços não colaboram com o calor. Diante disso surgiu a tese de por que essas aves estão usando essas penas na construção dos ninhos.

Segundos os pesquisadores, espécies que nidificam em buracos e cavidades costumam ter muita competição pelos espaços. Esses locais também são alvos de predadores como corujas e pequenos mamíferos e quando esses ninhos estão repletos de penas pode ser uma evidência de que algum predador já passou por ali, despistando novos invasores.

Wiebe e seu colega Tore Slagsvold, da Universidade de Oslo, na Noruega, pensaram na hipótese de que algumas aves possam usar as penas para simular um ataque ou abate anterior, com objetivo afugentar concorrentes.

Reprodução/Pixabay

 



Os pesquisadores instalaram pares de caixas de ninho, durante a primavera, quando as disputas por locais para nidificação são bem acirradas. Em uma das caixas havia penas pretas e na outra existia penas brancas. Verificaram que era mais difícil observar penas pretas dentro dos ninhos, em relação a penas brancas. Com o auxilio de câmeras, os pesquisadores observaram andorinhas-das-árvores, chapins-azuis e papa-moscas reagindo às caixas-ninhos. Registraram o tempo que cada indivíduo levava para explorar cada cavidade artificial. A demora no acesso às caixas foi relacionada ao medo das espécies.

Indivíduos das três espécies hesitaram acessar as caixas com penas brancas, mais fáceis de serem vistas. Entretanto, quando as penas estavam na frente dos ninhos às aves pulavam e retiravam as penas. Isso pode indicar que as aves não tem medo das próprias penas.

“Foi muito interessante descobrir que as aves estavam usando um truque enganoso para ajudá-las a manter seus ninhos. Mas se ele puder ganhar um pouco de tempo assustando intrusos com essas penas, então ela tem uma chance melhor de voltar a tempo de defender seu ninho”, diz Wiebe.

CITAÇÕES
Jornal: T. Slagsvold e KL Wiebe. Decoração do ninho : Os pássaros exploram o medo de penas para proteger seu ninho da usurpação . Royal Society Open Science. Vol. 17 de novembro de 2021. doi: 10.1098/rsos.211579.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.