Bacurau (Nyctidromus albicollis)
 
 
Ninhos
Aves estão fazendo seus ninhos com lixo e isso pode ser um problema
Pesquisadores estão preocupados em como as aves estão construídos os ninhos
 

15/09/2023 – Plásticos, redes de pesca, bitucas de cigarro, vidros e até aço estão presentes em ninhos de aves em várias partes do mundo e isso está preocupando pesquisadores que temem pelas próximas gerações dessas aves. Um novo estudo revela que 176 espécies estão construindo seus ninhos com lixo, podendo causar inúmeros problemas para os filhotes.

Por meio da revisão de pesquisas anteriores, os autores verificaram dados de 35 mil ninhos e descobriram os mais diversos materiais produzidos por humanos. A descoberta identificou lixo nos ninhos em todos os continentes, exceto na Antártida. O estudo mostra que 176 espécies de aves estão usando lixo para construção de ninhos, inclusive com resíduos que podem causar ferimentos aos indivíduos.

Segundo os pesquisadores, há melros construindo ninhos com cordas de plástico; cegonhas-brancas usando papelão, alumínio e fios de plástico; e chapins-azuis usando materiais diversos. Essa transformação na maneira de nidificação é preocupante e pode impactar de maneira efetiva as novas gerações de aves. Zuzanna Jagiello, ornitóloga da Universidade de Varsóvia e principal autora do estudo alerta sobre essas consequências.

De acordo com um relatório da ONU, divulgado em 2019, os ecossistemas estão em franca deterioração, muito além do que os cientistas previam. Para as aves, os prejuízos são enormes, ficam expostas a toxicinas, ingerem lixo achando ser alimento, têm membros presos por linhas, fios e outros materiais, cores dos resíduos que deixam os ninhos vulneráveis a predadores, entre outros riscos.

Reprodução/Pixabay

 



Por outro lado, os pesquisadores salientam que em alguns casos, a princípio, o lixo pode ser usado em favor das espécies, como bitucas de cigarro que contêm nicotina e repele parasitas; filmes plásticos que podem servir como isolamento; e até materiais mais resistentes que podem deixar os ninhos mais seguros. De qualquer forma, os pesquisadores afirmam que ainda é cedo para determinar como o lixo humano vai ser útil ou perigoso, em escala para as aves. Geralmente, há vencedores e perdedores nesses processos.

Os pesquisadores indicam vários motivos pelos quais as aves estão usando lixo para a construção dos ninhos. Desde a proximidade e oferta desses resíduos, até para agradar seus parceiros, por conta das cores e formatos. Serão necessários mais estudos para determinar eventuais benefícios e prejuízos para as comunidades de avifauna.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.