Bacurau (Nyctidromus albicollis)
 
 
Ninhos
176 espécies de aves usam resíduos em seus ninhos, diz pesquisa
Materiais produzidos por humanos são usados na nidificação
 

13/11/2023 – Entre todos os grupos de animais, o das aves parece aquele que mais interage de forma estrutural com resíduos plásticos e outros lixos produzidos pelo o homem. Relatos de filhotes de espécies marinhas de aves que morrem após ingerirem plásticos ou se enrolarem em redes e linhas de pesca são cada vez mais comuns.

Uma pesquisa recente investiga como as aves estão se adaptando a viver com esses resíduos. A nidificação é uma etapa fundamental na vida das aves e projetará o sucesso de populações inteiras, por esse motivo a construção dos ninhos é essencial nesse processo. Saber quais espécies utilizam esses materiais pode direcionar características biológicas, comportamentos entre outros aspectos.

A pesquisa avaliou mais de um século de literatura científica, buscando os termos "antropogênico", "material artificial" e "ninho". Identificaram 2.771 artigos considerados relevantes, em que havia registros do uso de materiais produzidos pelo homem em ninhos de aves. Os pesquisadores encontraram provas desse comportamento, em cerca de 35.000 ninhos de 176 espécies de aves de todos os continentes, exceto a Antártida, descritos em 75 artigos.

Reprodução/Pixabay

 



Ao que indica, esse comportamento parece ser generalizado entre as aves de todas as espécies e famílias como Anatinae (ex: patos e marrecos), aves de rapina (ex: gaviões, falcões), espécies marinhas, migratórias e aves canoras. Segundo os pesquisadores, as primeiras evidências do uso desses materiais são de 1830. Entre os materiais encontrados estão papeis, metais, tecidos e principalmente plásticos, entre outros resíduos.

Os pesquisadores usaram modelos estatísticos para determinar o uso dos materiais nos ninhos e para verificar se havia alguma relação biológica das espécies. Descobriram que o plástico e outros produtos feitos pelo homem, eram mais comuns e encontrados em ninhos de espécies com mais diferença de tamanho corporal, entre machos e fêmeas, e daquelas que constroem ninhos abobadados mais elaborados. Tudo indica que as aves têm incluído os resíduos de maneira intencional.

Espécies como pássaros-caramanchões (bowerbirds), da Nova Guiné e da Austrália, foram importantes para verificar como machos usam itens manufaturados em seus ninhos para cortejar as fêmeas. Os pesquisadores não verificaram linhagens evolutivas separadas ou diferentes, que tenham usado materiais feitos pelo homem em ninhos. A pesquisa reforça ainda que espécies generalistas e que vivem em áreas urbanas se reproduzem com sucesso usando materiais não naturais.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.