Patrocínio      
     
 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Aranhas ajudam a salvar aves da morte em janelas
Teias inspiram fabricante a criar vidros para salvar aves
 

21/12/2019 – Pesquisas indicam que milhões de aves morrem a cada ano por se chocarem com janelas de prédios e casas em todo o mundo. Esses acidentes fatais ocorrem quando as aves ficam confusas com os reflexos desses vidros. O Projeto Aves já falou sobre isso, saiba mais.

Há alguns anos, um homem apaixonado pela natureza, resolveu agir para evitar essas mortes. Ele descobriu que aranhas produziam suas teias com fios conhecidos como "estabilimento", que têm a capacidade de refletir a luz ultravioleta. Algo que os humanos não conseguem enxergar, mas as aves sim.

Divulgação/BBC Brasil

 



Essa capacidade natural contribuiu para impedir que as aves batessem nas teias. Baseado nesses testes ele contou com a colaboração de um fabricante de vidros para produzir janelas que pudessem refletir a luz UV.

Os testes foram realizados com aves soltas em um túnel, onde vidros padrão e outros com UV foram colocados na saída. Os pesquisadores instalaram uma rede suspensa na frente das janelas para que aves não se chocassem com os vidros. Ao todo foram realizados mais de mil testes para que chegassem à conclusão que os vidros deveriam mudar. As janelas inspiradas em aranhas agora salvam aves em todas as partes do mundo.

Divulgação/BBC Brasil

 



Veja o vídeo explicativo produzido pela BBC

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação, com informações da BBC Brasil
Fotos: BBC/Reprodução

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
       

 

     
               
               
  Patrocínio     Patrocínio      
   
               
               
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental  
 
Copyright 2015-2019. Projeto Aves. © Agência Ambiental Pick-upau. Todos os direitos reservados.