Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Observação de aves pode aumentar a felicidade, diz estudo
Quanto mais diversidade de aves, mais feliz você pode ficar. Faz sentido
 

15/12/2020 – Uma nova pesquisa do Centro Alemão para Pesquisa Integrativa da Biodiversidade aponta que a maior a biodiversidade de aves promove mais alegria para as pessoas. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a conservação é tão importante para o bem-estar humano quanto a outras coisas da vida, como segurança financeira.

A pesquisa divulgada na Ecological Economics teve como base cidadãos europeus e revelou que a felicidade poderia estar relacionada com a quantidade de aves presentes nos locais onde essas pessoas vivem. "De acordo com nossas descobertas, os europeus mais felizes são aqueles que podem experimentar inúmeras espécies diferentes de aves em sua vida diária, ou que vivem em ambientes quase naturais que abrigam muitas espécies", disse o autor principal Joel Methorst, pesquisador no Senckenberg Biodiversity and Climate Research Center, o iDiv e a Goethe University em Frankfurt.

Reprodução/Maxpixel

 



Para os pesquisadores, observar cerca de quatorze espécies de aves proporcionava tanta satisfação quanto ganhar US$ 150 adicionais por mês. Os investigadores usaram dados do "European Quality of Life Survey", de 2012, para avaliar uma inter-relação entre a diversidade de espécies próximas às casas e nas cidades, e como essa conexão poderia se relacionar com a satisfação. Foram entrevistados mais de 26 mil pessoas, em 26 países da Europa.

Segundo os autores, as aves são um dos melhores indicadores de diversidade biológica em qualquer região. Apesar de serem encontradas em áreas urbanas, a maior variedade de espécies é registrada em áreas naturais, florestas e próxima a corpos d’dágua. "A conservação da natureza, portanto, não apenas garante nossa base material de vida, mas também constitui um investimento no bem-estar de todos nós", diz Methorst.


Reprodução/Maxpixel

 



Outros estudos já relacionaram saúde mental com o contato da natureza e de plantas. Mas recentemente, de acordo com ScienceDaily, a observação de aves e a biodiversidade de uma maneira geral foram reconhecidas como fator de aumento do bem-estar. "Para nossa surpresa, descobrimos que a diversidade das aves é tão importante para sua satisfação com a vida quanto sua renda", explica a professora Dra. Katrin Böhning-Gaese, do Centro de Pesquisa de Biodiversidade e Clima de Senckenberg.

Apesar da relação entre observação de aves e felicidade possa parecer tão falsa quanto amenizar a tristeza apenas caminhando, os pesquisadores entendem que há ciência por trás dessa história. Segundo a EcoWatch, principalmente nas cidades, onde árvores e vida selvagem são mais raras, verificou-se que a vegetação melhora o humor das pessoas, pois melhoram a qualidade do ar e pode tornar a vida mais saudável.


Reprodução/Maxpixel

 



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.


Reprodução/Maxpixel

 



Da Redação, com informações da Ecowatch e GreenMatters
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental  
 
Copyright 2015-2021. Projeto Aves. © Agência Ambiental Pick-upau. Todos os direitos reservados.