Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Os esforços para proteger um abutre ameaçado de extinção na Albânia
Na Albânia, a iniciativa engloba sessões de formação com representantes institucionais de áreas protegidas
 

28/02/2024 – O abutre ocupa um lugar significativo na cultura albanesa, aparecendo na história, na literatura e nas canções. Muitas vezes confundidas com a águia devido à sua semelhança familiar, estas aves diferem muito no comportamento e no papel ecológico. Enquanto as águias são aves de rapina que caçam e consomem outros animais, os abutres servem como zeladores da natureza, principalmente se alimentando de carcaças. Especialistas ambientais observam que os abutres contribuem para um ar mais limpo onde quer que residam.

Outrora lar de quatro espécies de abutres, a Albânia abriga agora apenas uma: o abutre do Egito (Neophron percnopterus), encontrado principalmente na região sul de Gjirokastra. Nascidas nestas montanhas, estas aves empreendem uma rota de migração de 8.000 km até aos seus locais de invernada em África, regressando a casa todas as primaveras.

Lamentavelmente, o abutre do Egito enfrenta a extinção, com um declínio de 80% na população nas últimas três décadas. Classificada como ameaçada pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, os ambientalistas albaneses uniram esforços para salvaguardar esta espécie.

Compromisso do Ativista
Ledi Selgjekaj, uma bióloga apaixonada de 25 anos que trabalha com a Proteção e Preservação do Ambiente Natural na Albânia (PPNEA), uma das maiores organizações ambientais do país, lança luz sobre esta ave rara. “Veja a beleza dele”, começa Ledi, exibindo fotos cativantes dos abutres egípcios em seu telefone. “Reconhecível por sua face amarela, cauda triangular e envergadura impressionante de 1,50 a 2 metros”, acrescenta ela.

Reprodução/Pixabay

 



“Com apenas seis casais reprodutores restantes na Albânia, totalizando apenas 12 aves individuais, aguardamos ansiosamente o seu retorno na primavera, depois de suportar uma jornada longa e difícil.”

Ledi dedicou mais de quatro anos a projetos de proteção desta espécie. Alimentada pelo seu amor pela natureza, ela cursou Biologia na Universidade de Tirana e começou seu envolvimento com o PPNEA como estudante, concentrando-se principalmente na salvaguarda do Abutre do Egito. “Muitas vezes me perguntam por que dedico tanto tempo a essas aves, mas essa paixão me traz imensa alegria. Testemunhar o retorno de novos pares de abutres do Egito na primavera me emociona”, conta.

Ledi e PPNEA estabeleceram uma rede composta por indivíduos e representantes de Áreas Protegidas comprometidos com o cuidado desta espécie. “Recebemos notificações oportunas quando o primeiro pássaro retorna. Viajamos prontamente até o local e monitoramos cuidadosamente seus movimentos por meio de câmeras”, explica Ledi.

Projeto BalkanDetox - uma iniciativa financiada pela UE
Na Albânia, os alimentos envenenados representam a maior ameaça para estas aves durante um período prolongado. “Os pastores e agricultores, após a morte do seu gado, recorrem frequentemente ao envenenamento das carcaças para dissuadir ou eliminar os lobos. Infelizmente, esta prática também põe em perigo os abutres do Egito, que se alimentam de carniça”, lamenta Ledi.

O projeto BalkanDetox LIFE, financiado pela UE e envolvendo oito organizações em sete países dos Balcãs onde estas aves residem, teve início em 2020. A UE, através deste projeto, apoia iniciativas que visam travar e reverter a perda de biodiversidade e combater a degradação dos ecossistemas.

Na Albânia, a iniciativa engloba sessões de formação com representantes institucionais de áreas protegidas, defendendo e implementando alterações legais para a sua proteção, delineando os papéis e responsabilidades de todas as partes envolvidas. Além disso, uma campanha de sensibilização visa educar os residentes sobre a importância de evitar o envenenamento de carcaças.

"Desde que iniciamos as conversas com os residentes através da nossa campanha de sensibilização, tem havido um envolvimento generalizado. Os agricultores compreendem agora o significado do 'Cavalo do Cuco' e a sua raridade. No entanto, a monitorização continua a ser um desafio. Consequentemente, estabelecemos locais de alimentação designados para o Egípcio Abutres, e estamos muito satisfeitos em ver suas visitas frequentes”, conclui Ledi.

Sobre o projeto
O projeto BalkanDetox LIFE visa reforçar as capacidades nacionais entre as principais partes interessadas para minimizar a escala e o âmbito do envenenamento da vida selvagem em sete países dos Balcãs, incluindo a Albânia. O projeto é financiado pelo Programa LIFE, o instrumento de financiamento da UE para o ambiente e a ação climática, e implementado pela Vulture Conservation Foundation num esforço conjunto com oito organizações dos Balcãs. O projeto teve início em 1 de outubro de 2020 e durará até 30 de setembro de 2025. Fonte: Equipa de imprensa e informação da Delegação à Albânia.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Delegação da União Europeia na Albânia
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.