Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Interesse em alimentar aves aumentou durante período crítico da COVID-19
Pesquisa indica que aumento foi registrado em mais de 100 países
 

01/03/2024 – Os bloqueios realizados durante o período mais crítico da pandemia de COVID-19 fizeram com que as pessoas tivessem maior interesse na alimentação e observação de aves, inclusive em países, que normalmente, não têm essa prática de alimentar aves. Uma pesquisa publicada na revista PLOS ONE revela a nova atividade em mais de 100 países estudados.

Segundo pesquisadores da California Polytechnic State University e da Texas A&M University College Station, ambas nos Estados Unidos, e da Griffith University, na Austrália, alimentar aves silvestres é uma prática popular de baixo custo e acessibilidade irrestrita, inclusive podendo ser realizado em áreas urbanas como quintais de casas e praças. Estudos anteriores já haviam identificado um maior interesse na alimentação de aves nos EUA e na Europa, durante a pandemia.

Neste estudo, os pesquisadores avaliaram se houve aumento no interesse na alimentação das aves em escala global e como isso ocorreu em cada país, durante e também depois do momento dos bloqueios da pandemia de COVID-19. Os dados foram comparados com períodos pré-pandemia. Outro fator estudado foi se o interesse tem relação com a biodiversidade das espécies.

Com dados coletados entre janeiro de 2019 e maio de 2020, os pesquisadores verificaram a frequência semanal de pesquisa no Google sobre aspectos do “alimento das aves”, “banho das aves” e “alimentadores das aves”. Os pesquisadores também verificaram dados das espécies da BirdLife International, para avaliar a biodiversidade das aves nos países.

Reprodução/Pixabay

 



A pesquisa registrou um aumento significativo pela alimentação das aves em 115 países nos hemisférios norte e sul. Países que não tinham costume de realizar essa atividade tiveram uma média de 294 espécies, com desvio padrão de 288,6 espécies. Já em países com frequência na atividade, a média foi de 511 espécies e desvio padrão de 400,5 espécies.

Os pesquisadores explicam que como a medida proxy para pesquisa no Google usada no estudo necessita de acesso a internet, alguns países com renda baixa, pouco desenvolvimento e acesso a rede mundial de computadores pode não ter sido coletado de forma mais adequada. Contudo, afirmam que apesar dessas dificuldades, foi possível verificar dados além de países tradicionais para a alimentação de aves como Estados Unidos e Reino Unido, mas também em nações como Quênia e Paquistão.

Referências: Doremus J, Li L, Jones D, Aumento relacionado à Covid na alimentação global de aves selvagens: Implicações para a biodiversidade e interação homem-natureza, PLoS ONE (2023). DOI: 10.1371/journal.pone.0287116, journals.plos.org/plosone/arti … journal.pone.0287116.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.