Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
A história de esperança de uma ave eleva o espírito de conservadores que tentam salvar toda sua espécie
Uma espécie à beira da extinção
 

05/03/2024 – (RESERVA DE ÁREA NATURAL DE NAKULA, MAUI) – Notavelmente, um único kiwikiu, uma trepadeira havaiana, cuja espécie está à beira da extinção, continua a desafiar as probabilidades e pode fornecer pistas importantes sobre como ele sobreviveu à malária aviária mortal, quando muitas aves expostos à doença transmitida por mosquitos morrem.

No outono de 2019, após a translocação de um grupo de sete kiwikiu selvagens da Reserva da Área Natural Hanawi, no lado nordeste de Haleakala, para a Reserva da Área Natural Nakula, no lado sudoeste, a ave apelidada de MAPA1 foi a única que restou. Todos os outros morreram de malária.

Acreditava-se que a área mais elevada de Nakula estaria livre de mosquitos e, de fato, pesquisas feitas pouco antes da soltura das aves mostraram que isso era verdade. Infelizmente, e muito rapidamente, o ritmo acelerado das alterações climáticas e o aumento das temperaturas trouxeram o flagelo da malária aviária para aquele que deveria ser o seu novo lar.

Em julho de 2021, quase dois anos depois de os conservacionistas acreditarem que todas as aves tinham morrido, Zach Pezzillo estava com um grupo em Nakula numa viagem de plantação de árvores. “Éramos só eu e um colega conversando e descansando e de repente ouvimos um kiwikiu. Nós dois sentamos e ouvimos. Com certeza, ouvimos de novo, estava cantando. Peguei meu binóculo e, olhando as faixas das pernas, pude confirmar que era MAPA1, que não era visto há cerca de dois anos e que se acreditava estar morto.”

Reprodução/Zach Pezzillo, Maui Forest Bird Recovery Projec

 



Avançamos para a temporada de campo deste outono, quando as equipes retornaram a Hanawi para capturar pássaros novamente e aprender mais sobre a prevalência de doenças na área. Laura Berthold, supervisora da equipe de campo de aves do Projeto de Recuperação de Aves da Floresta de Maui, disse: “Ficamos surpresos quando começamos a rastrear uma ave com a mesma combinação de cores de faixa de perna do MAPA1. Não tínhamos certeza se era ele ou não porque ele tinha uma combinação onde faltava uma faixa de cor. Havia pelo menos três indivíduos que ele poderia ter sido.”

No início de novembro, enquanto a equipe montava redes de neblina em um cume para capturar pássaros, eles capturaram o MAPA1. “Fiquei muito, muito animado e feliz porque finalmente descobriríamos o mistério desse pássaro individual. Deve ter sido uma jornada e tanto para ele. Kiwikiu são pequenos e voam muito bem, mas normalmente passam a vida em um ponto da montanha. Ele deve ter tido aquele mecanismo de retorno para voltar ao lugar de onde veio, encontrar um companheiro e se reproduzir”, disse Berthold.

Mais boas notícias, pois antes da sua captura, MAPA1 foi visto com uma fêmea que produziu descendentes este ano. “Ele estava cumprindo seu dever para com sua espécie e transmitindo seus genes realmente fortes, então é emocionante que ele esteja de volta à sua casa e seja capaz de se reproduzir e continuar sua vida”, comentou Berthold.

Pezzillo, que passou do lado da conservação das aves para o lado das plantas, acrescentou: “Ficamos surpresos com o local onde ele foi avistado e imediatamente nos perguntamos o que teria sido para ele aquela jornada de um lado a outro desta enorme montanha. Ele voou pela cratera Haleakala ou deu uma volta e parou em Manawainui ou Kipahulu e encontrou alguns amigos no caminho de volta para Hanawi. Seria legal saber como ele fez isso.”

Os pesquisadores coletaram uma amostra de sangue e realizaram uma avaliação de saúde no MAPA1 antes de devolvê-lo à sua casa original. As informações desses testes podem revelar o que esta ave tem que as outras não tinham, o que resultou na sua provável sobrevivência à malária aviária. “Haverá algumas respostas às nossas perguntas quando recebermos os resultados dos exames de sangue. Isso confirmará se ele teve malária e se continua a sobreviver. Vimos trepadeiras havaianas individuais sobreviverem à doença. Acontece que a maioria desses indivíduos não sobrevive, e esse é o problema”, concluiu Berthold.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Do Hawaii DLNR (Department of Land and Natural Resources)
Fotos: Reprodução/Zach Pezzillo, Maui Forest Bird Recovery Project

 

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.