Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
O escopo e a escala do comércio de aves canoras são sustentáveis?
O comércio de aves canoras ocorre em todas as escalas
 

12/03/2024 – Comunicado de Imprensa – Da CITES – Cerca de 60% de todas as aves são aves canoras (da ordem Passeriformes), que representam o maior número global de espécies comercializadas de qualquer ordem de aves. O comércio de aves canoras ocorre em todas as escalas, tanto a nível nacional como internacional, e entre muitas famílias de aves canoras. Milhões de pássaros canoros são retirados da natureza anualmente para diversos fins, como animais de estimação, como alimento, para suas penas e para competições de canto. Contudo, os números exatos são difíceis de determinar, uma vez que o comércio é muitas vezes insuficientemente comunicado ou não é comunicado.

Mais de 60 especialistas, legisladores e partes interessadas de mais de 30 países se reuniram para o Workshop Técnico híbrido sobre Comércio de Aves Canoras e Gestão da Conservação, organizado pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES) de 11 a 14 de dezembro de 2023 em o Centro de Convenções das Nações Unidas em Bangcoc, Tailândia, para considerar a escala e o âmbito do comércio internacional de aves canoras e as prioridades de gestão e conservação dos táxons de aves canoras envolvidas nesse comércio.

O workshop foi convocado de acordo com a Decisão 18.256 (Rev. CoP19) sobre comércio de aves canoras e gestão da conservação, adotada na 19ª reunião da Conferência das Partes (CoP19) na Cidade do Panamá em 2022. Reuniu membros da CITES Animals and Standing Comitês, bem como representantes dos Estados exportadores, de trânsito e consumidores e organizações intergovernamentais e não governamentais relevantes com um propósito comum: a conservação e o manejo sustentável das aves canoras afetadas pelo comércio internacional.

As apresentações sobre o comércio de aves canoras foram feitas por representantes governamentais de cada uma das seis regiões da CITES (África, Ásia, Europa, América do Norte, América Central e do Sul e Caribe e Oceania), bem como por representantes de organizações não governamentais. As principais observações do workshop incluem que o comércio de aves canoras é muito complexo e envolve centenas de espécies. Existem também diferenças regionais e grandes lacunas de conhecimento sobre o volume real, as tendências, as espécies em causa e os impactos deste comércio nas populações de aves canoras selvagens.

Reprodução/Pixabay

 



No seu discurso de abertura, a Secretária-Geral da CITES, Ivonne Higuero, afirmou que: “A Tailândia, com a sua rica biodiversidade e profundo apreço cultural pela natureza, serve como pano de fundo adequado para estas discussões sobre os desafios e oportunidades que rodeiam o comércio de aves canoras, cujas melodias melodiosas e plumagem requintada ocupam um lugar especial em nossa consciência coletiva. No entanto, os pássaros canoros enfrentam ameaças crescentes que exigem a nossa atenção urgente e ação colaborativa. Juntos, podemos ajudar a garantir que as melodias encantadoras dos pássaros canoros ressoem nas gerações vindouras”.

Todos os documentos relevantes do workshop estão atualmente disponíveis online. As conclusões e projetos de recomendações do workshop serão submetidos à próxima reunião do Comitê dos Animais, em julho de 2024, para apreciação.

Sobre a CITES
A Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) foi assinada em 3 de março de 1973 e entrou em vigor em 1 de julho de 1975. Com 184 Partes (183 países + a União Europeia), continua a ser uma das mais importantes do mundo, ferramentas poderosas para a conservação da vida selvagem através da regulamentação do comércio internacional de mais de 40.900 espécies de animais e plantas selvagens. As espécies listadas na CITES são utilizadas por pessoas de todo o mundo nas suas vidas diárias para alimentação, cuidados de saúde, mobiliário, habitação, lembranças turísticas, cosméticos ou moda. A CITES procura garantir que o comércio internacional dessas espécies seja sustentável, legal e rastreável e contribua tanto para a subsistência das comunidades que vivem mais próximas delas como para as economias nacionais, para um planeta saudável e para a prosperidade das pessoas, em apoio ao Desenvolvimento Sustentável da ONU. Metas. Fonte: CITES – Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Do CITES
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.