Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
21 espécies retiradas da Lei de Espécies Ameaçadas devido à extinção
A ação sinaliza um alerta sobre a importância de conservar espécies ameaçadas
 

20/03/2023 – Comunicado de Imprensa – Serviço de Pesca e Vida Selvagem retira 21 espécies da Lei de Espécies Ameaçadas devido à extinção. A ação sinaliza um “alerta sobre a importância de conservar espécies ameaçadas antes que seja tarde demais”.

FALLS CHURCH, Virgínia – O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA está retirando 21 espécies da Lei de Espécies Ameaçadas devido à extinção. Com base em análises rigorosas da melhor ciência disponível para cada uma destas espécies, o Serviço determinou que estas espécies estão extintas e devem ser removidas da lista de espécies protegidas pela ESA. A maioria destas espécies foi listada na ESA nas décadas de 1970 e 80 e eram em número muito baixo ou provavelmente já extintas no momento da listagem.

“A proteção federal chegou tarde demais para reverter o declínio dessas espécies e é um alerta sobre a importância de conservar espécies ameaçadas antes que seja tarde demais”, disse a Diretora do Serviço, Martha Williams. “Ao comemorarmos este ano os 50 anos da Lei das Espécies Ameaçadas, somos lembrados do propósito da Lei de ser uma rede de segurança que interrompe a jornada rumo à extinção. O objetivo final é recuperar essas espécies, para que não precisem mais da proteção da lei.”

Em setembro de 2021, o Serviço propôs a retirada de 23 espécies da ESA devido à extinção. Após comentários públicos sobre a regra proposta, o Serviço está retirando a proposta de exclusão de uma espécie – Phyllostegia glabra var. lanaiensis (uma erva perene havaiana da família das mentas que não tem nome comum) – devido a novas pesquisas que identificam novos habitats potencialmente adequados para a espécie. Embora a proposta de exclusão inclua o pica-pau-de-bico-de-marfim, o Serviço continuará a analisar e revisar as informações antes de decidir se deseja excluir o pica-pau-de-bico-de-marfim.

Reprodução/Robert Havell after John James Audubon/Public Domain

 



As 21 extinções de espécies destacam a importância da ESA e dos esforços para conservar as espécies antes que o declínio se torne irreversível. As circunstâncias de cada um também sublinham como a atividade humana pode conduzir ao declínio e extinção de espécies, contribuindo para a perda de habitat, a utilização excessiva e a introdução de espécies invasoras e doenças.

O anúncio de hoje surge no momento em que a ESA completa 50 anos em 2023. Ao longo do ano, o Departamento do Interior celebrará a importância da ESA na prevenção da extinção de espécies ameaçadas, na promoção da recuperação da vida selvagem e na conservação dos habitats dos quais dependem. A ESA tem sido altamente eficaz e creditada por salvar 99% das espécies listadas da extinção. Até agora, mais de 100 espécies de plantas e animais foram retiradas da lista com base na recuperação ou reclassificadas de em perigo para ameaçadas com base na melhoria do estado de conservação, e centenas de outras espécies estão estáveis ou em melhoria graças às ações colaborativas de tribos, agências federais, estaduais e governos locais, organizações conservacionistas e cidadãos particulares.

A regra final para retirar 21 espécies da ESA devido à extinção será publicada no Registro Federal em 17 de outubro e entrará em vigor 30 dias após a publicação. Mais informações sobre a regra final estão disponíveis em http://www.regulations.gov/ . Fonte: U.S. Fish & Wildlife Service.

Acesse a lista completa.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Do U.S. Fish & Wildlife Service
Fotos: Reprodução/Robert Havell after John James Audubon/Public Domain

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.