Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
A expansão da colheita de biocombustíveis contribui para a perda de aves de pastagem em Dakota do norte, segundo estudo
A complexa relação das espécies com os incêndios florestais
 

25/03/2024 – Mudanças recentes da agricultura de pequenos grãos para matérias-primas de biocombustíveis afetaram as aves das pastagens mais negativamente do que o desenvolvimento de petróleo e gás.

JAMESTOWN, ND — Um novo estudo dos biólogos do US Geological Survey mostra que as aves das pastagens em Dakota do Norte responderam de forma mais negativa à expansão do milho e da soja em comparação com o desenvolvimento de petróleo e gás e outros tipos de agricultura.

Nas Grandes Planícies, o milho e a soja, matérias-primas utilizadas para a produção de bioetanol e biodiesel, expandiram-se nos últimos anos devido aos incentivos à produção de combustíveis renováveis. A região também viu aumentos na produção de petróleo e gás natural. Ambos os tipos de desenvolvimento levaram à conversão ou modificação generalizada de pastagens, que fornecem habitat para inúmeras espécies de aves, muitas das quais são reconhecidas como espécies de interesse de conservação.

“As aves das pastagens da América do Norte sofreram mais perdas populacionais nas últimas décadas do que qualquer outra categoria de ave”, disse Max Post van der Burg, biólogo do USGS e principal autor do estudo . “As pastagens temperadas são um dos biomas menos protegidos do planeta e menos de 30% das pastagens nos EUA permanecem, o restante foi convertido para outros usos, como terras agrícolas”.

O novo estudo usou dados do North American Breeding Bird Survey e dados de culturas do Departamento de Agricultura dos EUA para determinar como a mudança no uso da terra decorrente do desenvolvimento de petróleo e gás e da produção de biocombustíveis afetou quatro espécies de aves de pastagens (bobolink, gafanhoto pardal, Savannah pardal, e meadowlark ocidental) em Dakota do Norte de 1998 a 2021.

Este estudo descobriu que todas as quatro espécies de aves responderam negativamente à proporção de milho e soja na paisagem. Em contraste, apenas uma espécie, o pardal de Savannah, mostrou uma resposta negativa ao desenvolvimento de petróleo e gás, que foi mais fraca do que os efeitos da agricultura. Os efeitos negativos das matérias-primas de biocombustíveis em aves de pastagem podem ser mais fortes e mais difundidos porque essas culturas requerem muito mais terra do que petróleo e gás para produzir uma quantidade equivalente de energia. Embora a infraestrutura de petróleo e gás e a atividade humana e o ruído associados possam afetar negativamente as aves, esses efeitos podem ser mais localizados.

Reprodução/USFWS/Public Domain

 



O efeito do milho e da soja foi distinto dos demais tipos de agricultura. Três espécies (bobolink, gafanhoto pardal e western meadowlark) foram mais propensas a usar áreas com maior proporção de pequenos grãos como aveia, trigo e cevada quando comparadas com milho e soja. Aves de pastagens podem ser mais tolerantes a grãos pequenos porque têm uma estrutura de vegetação e sazonalidade que mais se assemelham aos habitats de pastagens nativas.

Embora as aves das pastagens não tenham sido tão negativamente impactadas por pequenos grãos ou óleo e gás quanto pelo milho e soja, apenas um tipo de cobertura da terra estudada teve efeitos positivos em todas as quatro espécies de aves: pastagens. Sem surpresa, essas aves eram mais propensas a serem encontradas em seu habitat preferido do que em áreas modificadas ou convertidas para agricultura ou energia.

"Nossa nação está passando por uma mudança para múltiplas formas de produção de energia, da solar à eólica e dos combustíveis fósseis aos biocombustíveis", disse Post van der Burg. , e “os desenvolvedores medem melhor os benefícios e os custos ambientais e apresentam soluções que equilibram o equilíbrio entre uso de terras agrícolas, desenvolvimento de energia, agricultura e habitat para espécies selvagens."

O estudo, "Tendência contra o grão: respostas da população de pássaros à expansão de portfólios de energia nas Grandes Planícies do Norte dos EUA", foi publicado na revista Ecological Applications, em 23 de julho.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações da U.S. Department of the Interior
Fotos: Reprodução/USFWS/Public Domain

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.