Marreca-cabocla (Dendrocygna autumnalis)
 
 
 
 
 
 
 
 
Pesquisas científicas e programas de conservação para comunidades de avifauna  
Agência Ambiental Pick-upau trabalha para manutenção de habitats e a preservação das aves  
   
   

Projeto Aves

Criado pela Agência Ambiental Pick-upau em 2014, durante uma viagem a São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, o Projeto Aves era a oportunidade para a Organização iniciar suas atividades com a fauna, uma vez que a Pick-upau se especializou, ao longo dos anos em estudos sobre a flora e a restauração de habitats.

A partir de 2015, o Projeto Aves passou a ser patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e desde então realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Trabalhar para proteger as aves passou a ser uma das prioridades da Agência Ambiental Pick-upau e desde 2015 tem voltado suas pesquisas científicas para a conservação das comunidades, sempre com foco nas aves, sabendo que o restante do ecossistema será beneficiado.

A Pick-upau sabe que preservar as florestas, criar equilíbrio ecológico nas cidades, ter prioridades socioambientais no campo, nas grandes metrópoles e na vida cotidiana é imprescindível para a vida no planeta, e as aves são parte importante nesse sistema.

A diversidade de aves no Brasil é elevada, no entanto, grande parte está ameaçada de extinção, portanto, é imprescindível mitigar os impactos às aves, contribuir para ampliação de seus habitats e combater as ameaças, devem abranger desde a mitigação das mudanças climáticas, combate ao desmatamento, a caça, inovações para a construção de cidades mais sustentáveis, no uso de agrotóxicos, até questões mais cotidianas como os animais domésticos que predam as aves.

Preservar as aves é manter florestas em pé; é preservar recursos hídricos; é ter atividades rurais economicamente viáveis, mas ecologicamente sustentáveis; é manter serviços ambientais, como a polinização de plantas, controle de insetos e roedores e a dispersão de sementes; é fomentar a economia de muitos países, através do birdwatching turístico e científico.

Enfim, trabalhar para a conservação das aves é manter o planeta em equilíbrio constante e proporcionar às futuras gerações oportunidades de um mundo mais saudável. E para que nosso trabalho possa existir, parcerias e um plano de negócios sustentáveis são imperativos para os resultados a curto, médio e longo prazo.

Conheça o Projeto Aves, navegue pelo Portal Pick-upau e saiba como você pode nos ajudar nesse trabalho constante de conservação, preservação e manutenção dos ecossistemas.

 
 
 
Quero-quero (Vanellus chilensis)
 
 
 

 

     
       
       
Patrocínio      
 
       
       
   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental  
 
Copyright 2018 © Agência Ambiental Pick-upau. Todos os direitos reservados.