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Ameaças
Carrefour derruba anúncio a pedido da Pick-upau
Empresa baniu de sua plataforma equipamento que prejudicava avifauna
 

06/07/2021 – Depois do Magalu (Magazine Luiza), Carrefour atende pedido da Agência Ambiental Pick-upau para excluir de sua plataforma digital equipamento que colocava em risco a biodiversidade e a própria saúde humana. A rede de supermercados francesa excluiu o produto poucos dias depois da Organização encaminhar a solicitação.

Reprodução/Instagram Pick-upau

 

 

Entre os inúmeros argumentos enviados ao Carrefour, a eco localização foi um dos temas abordados. O aparelho era indicado, segundo o fabricante, também para espantar morcegos. “Ecolocação é o sistema de sonar próprio da natureza e acontece quando um animal emite uma onda sonora que então é rebatida por um objeto, gerando um eco transmitindo informações sobre a distância e o tamanho desse objeto. Mais de mil espécies utilizam este sistema, incluindo a maior parte dos morcegos, todos os odontocetos e pequenos mamíferos. Diversos métodos de ecolocalização são utilizados pelos animais, desde a vibração da garganta até o bater das asas. (National Geographic, 2010)”, explica Viviane Reis, bióloga-chefe da Agência Ambiental Pick-upau.


Reprodução/Pixabay

 



Histórico
Há dois meses uma ativista da Agência Ambiental Pick-upau, ao realizar pesquisas de mercado de insumos para a organização se deparou com o equipamento intitulado “Espanta Pássaro Guardian 2 Eco À Gás Portátil Com Pedestal Fixo”. Uma espécie de bazuca que deveria ser conectado em um botijão de gás GLP, e que prometia, segundo sua descrição, espantar aves, roedores, morcegos e qualquer outro animal que pudesse ser considerado uma ameaça para sua produção.

Tudo parecia um erro naquele anúncio. Uma imagem agressiva, que nada combinava com a plataforma; o uso de gás GLP, por certo um risco imenso à vida, até o próprio anunciante alerta para uso longe de crianças; a ausência completa de estudos ou justificativas científicas que aquele equipamento não causaria danos à saúde humana ou a biodiversidade. Até o escárnio de chamar o produto de ‘eco’, querendo atribuir ao equipamento um teor ecológico que jamais teria.


Reprodução/Pixabay

 



O Carrefour não informou quantos aparelhos foram vendidos por sua plataforma desde quando o anúncio estava ativo, o que inviabiliza um possível cálculo sobre os danos causados à biodiversidade.

A rede de supermercados garantiu que o equipamento não voltará a aparecer em seu site e a Agência Ambiental Pick-upau agradeceu a atitude responsável do Carrefour no episódio. Quando a Organização iniciou a campanha para o banimento do equipamento havia dez empresas anunciando o produto, incluindo as maiores varejistas do país.


Reprodução/Pixabay

 



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pixabay/Reprodução

 
 
 
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