Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Pick-upau insiste e Extra exclui anúncio de produto nocivo à fauna
Organização pressionou empresa a retirar equipamento de seu site
 

08/07/2021 – Quase um mês depois da primeira solicitação, com o envio de dezenas de emails e ofícios a rede de supermercados Extra finalmente atendeu ao pedido da Agência Ambiental Pick-upau para excluir de sua plataforma digital o equipamento “Espanta Pássaro Guardian 2 Eco À Gás Portátil Com Pedestal Fixo”.

Reprodução/Instagram Pick-upau

 

 

O Extra que pertence ao grupo Via Varejo Marketplace, apesar de manter vários canais de comunicação, ignorou a solicitação por bastante tempo, mas com a adesão de empresas concorrentes como Carrefour e Magalu e a pressão da Agência Ambiental Pick-upau, a varejista decidiu banir permanentemente o produto de sua loja virtual.


Reprodução/Pixabay

 



Histórico
Há dois meses uma ativista da Agência Ambiental Pick-upau, ao realizar pesquisas de mercado de insumos para a organização se deparou com o equipamento intitulado “Espanta Pássaro Guardian 2 Eco À Gás Portátil Com Pedestal Fixo”. Uma espécie de bazuca que deveria ser conectado em um botijão de gás GLP, e que prometia, segundo sua descrição, espantar aves, roedores, morcegos e qualquer outro animal que pudesse ser considerado uma ameaça para sua produção.

Tudo parecia um erro naquele anúncio. Uma imagem agressiva, que nada combinava com a plataforma; o uso de gás GLP, por certo um risco imenso à vida, até o próprio anunciante alerta para uso longe de crianças; a ausência completa de estudos ou justificativas científicas que aquele equipamento não causaria danos à saúde humana ou a biodiversidade. Até o escárnio de chamar o produto de ‘eco’, querendo atribuir ao equipamento um teor ecológico que jamais teria.


Reprodução/Pixabay

 



A Organização explica como um aparelho como estes pode causar sérios danos à biodiversidade. “A comunicação é um processo inerente aos animais e é extremamente necessária. Os indivíduos precisam trocar informações para se manterem vivos e transmitirem seus genes durante a reprodução, permitindo a perpetuação das espécies. Machos de muitas espécies de aves utilizam o canto para atrair as fêmeas e terem sucesso reprodutivo. As ameaças são transmitidas para outros indivíduos através de gritos de alarme a fim de garantir a sobrevivência perante um predador. Os filhotes possuem vocalização distinta para com seus pais utilizados para o reconhecimento individual. Ou seja, há diferentes vocalizações usadas para fins diversos, imprescindíveis para a comunicação dos animais e sua sobrevivência”, descreve a bióloga-chefe da Pick-upau, Viviane Rodrigues Reis.

Após a exclusão do anúncio, a Pick-upau perguntou ao Extra, por meio da assessoria de imprensa desde quando este produto está disponível no site da empresa. Quantos equipamentos foram comercializados nesse período. Se a empresa faz, em suas ações, a diferenciação entre responsabilidade ambiental e responsabilidade socioambiental. E se a empresa tem atuação na área ambiental para além das exigências legais. O Extra não respondeu aos questionamentos e enviou uma nota.


Reprodução/Pixabay

 



“Agradecemos seu contato e esclarecemos que a Via realiza um processo contínuo de revisão de lojistas e de produtos cadastrados em sua plataforma. Contamos com uma equipe dedicada ao processo de identificação de itens, mantendo operante apenas parceiros condizentes aos requisitos de atendimento legais e os exigidos pela empresa. Sobre o item em questão, informamos que já foi retirado das nossas plataformas e incluído na base de restrição das marcas da companhia”, disse Juliana Andrade, da Comunicação Corporativa e Digital do Via Varejo, que controla o Extra.

A Organização agradeceu as empresas por atenderem a solicitação de exclusão do produto. Mas fez ressalvas quanto ao atendimento da demanda.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.