Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Empresa que originou anúncio de produto nocivo à biodiversidade foi a última a excluí-lo
Empresa Estrela 10 resistiu para retirar produto de sua plataforma digital
 

14/07/2021 – Todos os anúncios do equipamento “Espanta Pássaro Guardian 2 Eco À Gás Portátil Com Pedestal Fixo” se originavam de uma mesma empresa, uma marketplace de comércio eletrônico sediada em Santa Catarina. Mesmo depois de Carrefour, Magalu (Magazine Luiza), Casas Bahia, Extra, Ponto Frio (Ponto), Shoptime, Americanas e Submarino aderirem ao pedido da Agência Ambiental Pick-upau, a Estrela 10 manteve o produto à venda, contrariando inclusive as suas próprias empresas parceiras.

Reprodução/Instagram Pick-upau

 

 

Foram quase dois meses pressionando a empresa a se posicionar. Com a cobrança quase diária, a empresa finalmente se posicionou pela primeira vez em 22 de junho e derrubou definitivamente o anúncio no dia 30 do mesmo mês.

Histórico
Há dois meses uma ativista da Agência Ambiental Pick-upau, ao realizar pesquisas de mercado de insumos para a organização se deparou com o equipamento intitulado “Espanta Pássaro Guardian 2 Eco À Gás Portátil Com Pedestal Fixo”. Uma espécie de bazuca que deveria ser conectado em um botijão de gás GLP, e que prometia, segundo sua descrição, espantar aves, roedores, morcegos e qualquer outro animal que pudesse ser considerado uma ameaça para sua produção.


Reprodução/Pixabay

 



Tudo parecia um erro naquele anúncio. Uma imagem agressiva, que nada combinava com a plataforma; o uso de gás GLP, por certo um risco imenso à vida, até o próprio anunciante alerta para uso longe de crianças; a ausência completa de estudos ou justificativas científicas que aquele equipamento não causaria danos à saúde humana ou a biodiversidade. Até o escárnio de chamar o produto de ‘eco’, querendo atribuir ao equipamento um teor ecológico que jamais teria.

Ruídos causam danos à saúde e a biodiversidade
Distúrbios antropogênicos têm sido apontados como a principal causa da crise mundial da biodiversidade (Brumm 2010a). Alguns distúrbios têm menos atenção de pesquisadores e conservacionistas porque seus efeitos são mais difíceis de medir, sobretudo quando afetam espécies em um nível subletal, como é o caso da poluição sonora (McGregor 2013). O ruído pode ser definido como qualquer som indesejado e, no contexto das interações sociais, ele interfere na detecção de um sinal e na transmissão de sua informação (Forrest 1994).

Nas últimas décadas houve um aumento muito grande da poluição sonora devido ao crescimento populacional, urbanização e globalização das redes de transporte e a estimativa é de que ela vai continuar em crescimento (Shannon et al 2016). Em geral o ruído proveniente de fontes humanas abarca um amplo espectro de frequência entre 50Hz a 7000Hz (Simmons & Narins 2018). O ruído desconhece fronteiras definidas, como as margens das rodovias, neste caso os animais estão sujeitos a uma substancial e descontrolada degradação da percepção de sons importantes para sua reprodução e sobrevivência (Barber et al. 2010).

A poluição sonora advinda de atividades humanas é uma forma muito preocupante de poluição que pode ter impactos maciços na saúde humana e também em outros animais (Brumm and Slabbekoorn 2005). O assunto tem sido foco de pesquisa e regulação em humanos (Murphy and King 2014), e os resultados são preocupantes para a saúde, incluindo aumento do risco de doenças cardiovasculares (Babisch et al. 2005; Hansell et al. 2013), privação do sono (Fyhri and Aasvang 2010) e comprometimento cognitivo (Szalma and Hancock 2011).


Reprodução/Pixabay

 



Um relatório sobre o tema foi publicado pela Organização Mundial de Saúde, há alguns anos, estimando que só na União Europeia mais de 200.000 pessoas morrem todos os anos devido a doenças induzidas pelo ruído (OMS, 2009). Já se sabe que muitos dos efeitos potenciais do ruído audível antropogênico em humanos (Miedema and Vos 2003; Basner et al. 2014) se aplicam igualmente aos animais (Francis and Barber 2013; Shannon et al. 2016).

A poluição sonora pode ser um problema para as funções auditivas (Barber et al. 2010; Simmons and Narins 2018). As espécies geralmente ouvem um leque mais amplo de sons do que são capazes de produzir e, além disso, a audição continua a funcionar mesmo quando os animais não produzem sons, isso inclui atividade de sono ou hibernação, por exemplo. Isso significa que elas estão expostas continuamente aos efeitos do ruído ao seu redor (Barber et al. 2010). Dessa forma, a poluição sonora pode agir, por exemplo, como um estressor geral (Naguib 2013), influenciando vários processos vitais, desde regulação gênica (Cui et al. 2009) a processos fisiológicos como pressão arterial (Evans et al. 2001), resposta imune (Van Raaij et al. 1996; Cheng et al. 2011), medo (Campo et al. 2005) ou atenção e cognição (Cui et al. 2009). (Informações extraídas de Caorsi. V. Z., 2018).

A resposta a um estímulo estressor é essencial para a homeostase de um ser vivo e sua sobrevivência. O organismo reage sob condições de estresse, ativando e desativando o mecanismo de controle de várias funções, a fim de recuperar e manter a homeostase. Contudo, essas respostas podem ser insuficientes para restabelecer ou manter a homeostase, ou podem ser exageradas, representando risco de doenças. Portanto, o estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais, causadas por determinados estímulos externos e que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio-ambiente (FRANCI, 2005). Em uma situação de estresse, o corpo se prepara para reagir a situações de ameaça e este processo aumenta o gasto de energia. Enquanto certa quantidade de estresse é necessária para a sobrevivência, o estresse prolongado pode afetar negativamente a saúde (BERNARD & KRUPAT, 1994).


Reprodução/Pixabay

 



Em situações de estresse, ocorre a ativação de duas principais vias: o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), através do aumento da produção de cortisol e o sistema nervoso simpático, através da liberação de catecolaminas (Noradrenalina/ Adrenalina). A desregulação de qualquer um desses sistemas de estresse pode levar a distúrbios fisiológicos de vários outros sistemas, incluindo os sistemas imunológicos, cardiovascular, função metabólica e comportamento, levando a má adaptação da resposta ao estresse (MARQUES et al., 2010).

Os estímulos que causam o estresse podem ser classificados em quatro grupos: estressores físicos e químicos (calor, frio, barulho, radiação intensa e substâncias tóxicas); psicológicos (medo e frustração); sociais (um ambiente hostil e rompimento de relações) e os que alteram a homeostase vegetativa, como em casos de exercício intenso e hemorragias. Quanto à duração, os estímulos causadores de estresse podem ser ainda classificados como agudos ou crônicos (PACÁK & PALKOVITS, 2001). (Informações extraídas de Franzini de Sousa, C. C., 2015).

Após a exclusão do produto de suas plataformas digitais, a Pick-upau enviou à Estrela 10 onze perguntas sobre o anúncio e a postura da empresa, perguntando desde quando o equipamento está disponível no site da empresa. Quantos equipamentos foram comercializados nesse período. Se a empresa faz, em suas ações, a diferenciação entre responsabilidade ambiental e responsabilidade socioambiental. E se a empresa tem atuação na área ambiental para além das exigências legais, entre outras. A Estrela 10 não respondeu aos questionamentos.

O anúncio do equipamento “Espanta Pássaro Guardian 2 Eco À Gás Portátil Com Pedestal Fixo”só foi excluído depois de muita pressão sobre o marketplace Estrela 10, que mantinha também dois anúncios no Mercado Livre. As duas empresas precisam melhorar muito no quesito comunicação e responsabilidade socioambiental e cometem um erro estratégico quando acreditam que não devem satisfação à sociedade.

De qualquer forma a Organização agradece a exclusão do equipamento e espera que o mesmo não retorne em sua plataforma.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informação técnicas da bióloga-chefe da Pick-upau, Viviane Rodrigues Reis
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.