Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Como evitar que aves morram por eletrocussão
Israel considera meios técnicos para evitar as mortes
 

09/03/2023 – Segundo levantamentos em Israel, um país relativamente pequeno em território, número de aves que colidem com fios de alta tensão chega a 200 incidentes por quilômetro, em cada ano. Uma taxa muito alta consideram as autoridades. Agora o país está testando o uso de drones para instalação de dispositivos que sejam capazes de alertar as aves sobre o perigo.

Um novo estudo foi lançado a partir da cooperação entre a Sociedade para a Proteção da Natureza, a Corporação Elétrica de Israel e o Ministério de Proteção Ambiental para buscar mecanismos que possam evitar as mortes por eletrocussão e colisão.

Segundo dados, em média, centenas de milhões de aves migratórias chegam ou sobrevoam Israel, em busca de um clima mais ameno para nidificação e forrageamento. Contudo, nos últimos anos houve muitos registros de mortes e ferimentos causados por colisão e eletrocussão em fios de alta tensão.

Os registros indicam que esses casos de mortes e ferimentos acontecem em Israel duas vezes mais que a média global. Para tentar atenuar esse problema, um estudo está sendo realizado em 24 quilômetros de linhas de energia, instalada em um vale do norte de Israel, para entender como isso ocorre e de que maneira pode ser mitigado.

Reprodução/Pixabay

 



Foram instalados dispositivos na linha de energia que aumentam sua visibilidade para as aves, de maneira que elas possam desviar, evitando as colisões, sobretudo em condições noturnas e de neblina. Estes mecanismos já eram instalados com o auxilio de helicópteros ou longas hastes, o que tornava o procedimento caro e perigoso, limitando seu alcance. Agora estão testando essa aplicação com o emprego de drones.

"O estudo atual nos permitirá determinar a solução mais eficaz para casos de colisão de pássaros com linhas de energia. Esperamos atingir o objetivo de ter uma rede elétrica verde, que também será projetada para reduzir colisões e eletrocussões de pássaros, e esperamos que este estudo nos aproxime desse objetivo e proteja os pássaros”, diz Oren Helman, vice-presidente sênior e regulador da Israel Electric Corporation.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.