Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Sementes revestidas de pesticidas podem matar aves
Mudar status de sementes revestidas pode salvar vida selvagem no nos EUA
 

31/03/2023 – Dados de instituições conservacionistas americanas indicam que pesticidas são responsáveis pela morte de pelo menos 100 milhões de aves todos os anos, somente nos Estados Unidos. Produtos químicos usados em propriedades rurais se espalham e contaminam a água, o solo e atingem diretamente as penas e a pele das aves. Em muitos casos as aves acabam ingerindo estes pesticidas por meio de sementes revestidas e uma brecha na legislação federal potencializa esta prática.

Claro que as aves não são as únicas vítimas dos pesticidas conhecidos como neonicotinóides. Milhões de quilos desta substância são usados em sementes de culturas que acabam sendo consumidas por aves e outros animais silvestres. A interpretação da lei faz com que não seja feita uma supervisão regulatória por parte da EPA (Agência de Proteção Ambiental) dos EUA, colocando em risco a vida selvagem, mas também a saúde humana.

Em 2017 uma petição solicitava que as sementes revestidas com pesticidas tivesse o mesmo procedimento que outras aplicações químicas, mas a EPA manteve sua decisão de mantê-las na classificação de ‘artigos tratados’. Essa determinação mantém isenção das sementes revestidas sobre a Lei Federal de Inseticidas, Fungicidas e Rodenticidas, que regulamenta desde rótulos até fundos para vítimas de envenenamento por pesticidas.

Foram cinco anos até que a EPA respondesse a petição que foi apresentada por um conjunto de organizações como American Bird Conservancy, Pesticide Action Network of North America, Center for Food Safety e Honey Producers Association. E a resposta só veio depois de uma ação judicial de 2021.


Reprodução/Pixabay

 



Segundo a American Bird Conservancy, uma única semente revestida com neônicos é capaz de matar uma ave canora. A maior parte dos pesticidas das sementes vai parar no solo matando também abelhas e contaminando o lençol freático. De acordo com os ambientalistas, depois do contato com o solo e a água, o pesticida mata insetos e invertebrados aquáticos, reduzindo a oferta de alimentos das aves. As andorinhas, por exemplo, tiveram uma queda na sua população em 40% nas últimas cinco décadas, por conta da redução na oferta de insetos.

Os conservacionistas afirmam que uma mudança na lacuna de interpretação da lei seria suficiente para mudar o cenário de perda na vida selvagem e assim cumprir a Lei de Espécies Ameaçadas, entre outras regulamentações associadas.

Para reforçar a necessidade da legislação, estudos com sementes de soja e milho revestidas mostram que o aumento na produção é irrisório, além dos inúmeros casos de contaminação em várias partes dos EUA. Desde 1970 perdemos cerca de três bilhões de aves na América do Norte e precisamos urgente interromper esse declínio da biodiversidade.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.