Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Veneno de rato está matando aves de rapina na Inglaterra
Aumento no número de mortes preocupa
 

16/05/2023 – Um número crescente de aves de rapina mortas têm preocupado ambientalistas na Inglaterra e a causa pode ser um veneno de rato altamente tóxico. Ativistas ambientais têm pedido para que o produto seja proibido de ser usado ao ar livre. Segundos os conservacionistas, uma águia-de-cauda-branca encontrada morta foi envenenada pelo anticoagulante brodifacoum em uma propriedade em Dorset. Contudo, a polícia local encerrou a investigação sem indiciar ninguém.

Um levantamento realizado pela Wildlife Incident Investigation Scheme mostra que entre 2005 e 2019 houve uma morte em cada ano. Mas em 2020, 23 aves foram encontradas mortas e 25 foram mortas somente no primeiro semestres de 2021. Em todos os casos o brodifacoum estava presente nos corpos. Este veneno é um anticoagulante que faz animais sangrarem internamente, muitas vezes por dias, até a morte.

Os pesquisadores que monitoravam a águia-de-cauda-branca acreditam que por conta da movimentação da ave, ela pode ter sofrido por dias antes de morrer. Até 2016, o uso deste veneno era restito a áreas internas como armazéns, celeiros e residências.

Reprodução/Pixabay

 



Mas agora seu uso foi liberado do lado de fora, próximo de prédios. Os proprietários de áreas rurais têm sido alertados para recolherem roedores mortos, para que as aves de rapina não capturem as presas contaminadas. A União Europeia recomenda o uso apenas em locais fechados, em áreas externas apenas em casos extremos.

Nos últimos anos muitos produtos que matavam as aves de rapina foram proibidos. Mas as pessoas ainda não perceberam os riscos deste produto recém-legalizado. No mapeamento das localidades onde as aves mortas foram encontradas, em North Dorset e North Yorkshire, existem propriedades de tiro e pântanos, mas houveram mortes em outras partes do país.

Aves de rapina, historicamente, são mortas por tiro e envenenamento. A águia-de-cauda-branca foi extinta no Reino Unido no século 19, por causa da caça. A ave foi inserida na Ilha de mull, na Escócia e na Ilha de Wight, na Inglaterra. Pequenos roedores fazem parte da cadeia alimentar de muitas aves de rapina, portanto, mesmo que não intencional o envenenamento de ratos causa a perda biodiversidade. O uso indiscriminado deste veneno coloca, novamente, a espécie em risco.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.