Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Aves de rapina estão sendo envenenadas por munição de chumbo
Ameaça crescente sobre a biodiversidade na Europa
 

05/07/2023 – Perda da biodiversidade está entre os grandes desafios da humanidade. Há impacto em praticamente todas as partes do planeta e na Europa não é diferente. Estimativas indicam que populações de aves de rapina tiveram perda de mais de 50 mil indivíduos. Acredita-se que esses grupos sejam 14% menores, somente por causa das munições de chumbo.

Segundo estudo publicado no jornal acadêmico The Science of the Total Environment, as aves de rapina têm tido declínio significativo na Europa, deixando muitas espécies mais próximas da vulnerabilidade. Mas a dificuldade na coleta de dados pode estar subestimando estas estimativas e as aves de rapina podem estar em condições ainda piores.

Pesquisadores envolvidos no estudo pedem que as autoridades se mobilizem rapidamente para banir as munições tóxicas, visto que esta proibição está em discussão no Reino Unido e na própria União Europeia. Mas uma vez a prática de ‘tiro e caça esportiva’ está no cerne da perda de biodiversidade na Europa. Para os pesquisadores, os resultados da pesquisa deveriam ser considerados para alterar ou reforçar a legislação.

O chumbo é usado em munições há centenas de anos. Suas características, como a maleabilidade e ponto de fusão facilitam seu manuseio, além da densidade que permite que o projétil viaje com mais precisão. Por outro lado, o chumbo é extremamente tóxico e muito danoso à saúde humana. A substância já foi banida da produção de tintas e combustível, por exemplo, mas o uso em caça de animais selvagens continua. Desconsiderando, claro a estupidez da caça em si, que já seria suficiente para não existir mais.

Reprodução/Pixabay

 



O fato é que o chumbo tem causado grande impacto na natureza. Além da morte direta das aves, existe ainda a substância que se aloja no corpo de uma presa e se estende pela cadeia alimentar de outros animais, como as aves de rapina. A águia-dourada-americana, por exemplo, é uma espécie que sofre com envenenamento por chumbo, afetando a taxa de crescimento da população. Aquelas aves que escapam do tiro, muitos disparos não acertam as vítimas, ficam espalhados pelo ambiente, contaminando o solo e água.

O uso de chumbo para caçar aves selvagens é proibido no Reino Unido desde 1999, ou seja, ainda permitem, nos dias de hoje, que animais selvagens sejam caçados como esporte ou prazer. Estudos indicam que 13 milhões de patos tenham sido caçados e baleados nos 22 anos seguintes a proibição. Autoridades da Europa precisam urgente rever não só o uso do chumbo, mas toda a prática de caça a animais selvagens.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.