Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Milhares de pinguins-imperadores perderam seus filhotes em 2022
Mudança climática pode ter causado ‘falha catastrófica na reprodução’, diz pesquisa
 

01/09/2023 – A maior espécie de pinguim no mundo corre grande risco e sua população pode sofrer perda significativa. Pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri) postam apenas um ovo por ano e a mudança do clima tem contribuído para o derretimento de gelo na Antártida. Em 2022, cientistas avaliam que cerca de nove mil filhotes tenham morrido.

Pesquisa publicada na revista científica ta Nature's Communications Earth & Environment, revela a perda das aves, após analisar imagens de satélite, em cinco pontos de reprodução de pinguins-imperadores, na região do Mar de Bellingshausen, no oeste da Península Antártica, que segundo os pesquisadores foi o local que mais perdeu gelo marinho no último ano.

Os pesquisadores indicam que quatro das cinco colônias estudadas foram abandonadas antes que os filhotes atingissem a idade mínima para emplumar e conseguir encaminhar sua sobrevivência. A espécie depende da estabilidade do gelo marinho para viver e se reproduzir, pelo conjunto de suas características, os pinguins-imperadores são altamente vulneráveis às mudanças climáticas.

Reprodução/Pixabay

 



Como uma iniciativa para tentar promover alguma proteção à espécie, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (United States Fish and Wildlife Service, USFWS ou FWS) acrescentou a espécie na Lei de Espécies Ameaçadas. O ciclo de vida dos pinguins-imperadores inicia com a postagem dos ovos, entre maio e junho, depois os filhotes permanecem na área firme de gelo, durante o verão do hemisfério sul, até chegarem à fase da plumagem, entre dezembro e janeiro. Sem as penas impermeáveis a espécie não pode viver na água, por conta das baixas temperaturas e por não terem condições de nadar, morrem congelados ou afogados.

“[Os filhotes] vão para a água e se afogam ou morrem congelados, mesmo que voltem. Agora, vimos que isso aconteceu em toda a Antártida, em muitos locais. Portanto, é inevitável que, no Mar de Bellingshausen, praticamente não haja reprodução. Para o resto do continente, estamos à espera que o sol nasça para ver quais serão as consequências deste ano de gelo marinho extremamente baixo”, disse em comunicado, Peter Fretwell, autor do estudo e oficial de informações geográficas da Pesquisa Britânica da Antártica.

Segundo o estudo, 19 locais de reprodução, dos 62 conhecidos do pinguim-imperador na Antártida tiveram perda na reprodução, sendo que seis pontos registraram perda total dos filhotes. O futuro não parece promissor, os cientistas acreditam que a perda e o padrão da reprodução registrado em 2022 deva se repetir em 2023. O gelo, mais uma vez está abaixo dos padrões normais.

Veja o estudo completo.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.