Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Mediterrâneo é uma região perigosa para aves devido à poluição plástica
Estudo mostra que espécies ameaçadas de extinção estão expostas a poluição
 

13/09/2023 – Uma nova pesquisa avaliou que o Mediterrâneo se tornou uma região perigosa para comunidades aves, sobretudo aquelas que vivem e se alimentam no local, por conta do alto nível da poluição plástica nos oceanos. O Mar Negro, o Atlântico Sul, o Sudoeste do Oceano Índico, o Noroeste e Nordeste do Pacifico são outras áreas de grande risco para aves.

Os pesquisadores analisaram dados de 7 mil indivíduos, de 77 espécies de aves marinhas e 1,7 milhão de posições registradas através de equipamentos de rastreamento remoto. Essas informações foram relacionadas com mapas de aglomeração de plástico. Segundo os cientistas, as aves marinhas estão entre os animais mais ameaçados por esse tipo de poluição no mundo.

A pesquisa publicada na revista científica Nature Communications, conseguiu identificar as espécies mais ameaçadas com essa poluição. Segundo os pesquisadores, os dados analisados indicam que o risco não é distribuído de forma uniforme, baseado na acumulação de plástico em áreas onde correntes oceânicas e mares são favorecidas.

Reprodução/Pixabay

 



Vale ressaltar, que a maioria das aves marinhas é migratória, portanto se distribuem de maneira uniforme ao longo do ciclo anual das espécies. Desta forma, quando a poluição plástica e as aves se encontram o risco de danos é bem maior. As espécies já classificadas com ameaças de extinção estão ainda mais vulneráveis a poluição plástica.

Os pesquisadores ressaltam que os resultados do estudo podem auxiliar em políticas públicas e na gestão e conservação dos oceanos por todos os países, mesmo aqueles que estão distantes desses hotspots de poluição.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.