Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
O tiro ilegal é agora uma das principais causas de morte de aves ao longo de linhas de energia no oeste dos EUA
Estudo divulga dados sobre aves protegidas encontradas mortas ao longo de linhas de energia
 

20/09/2023 – BOISE, IDAHO - Um estudo examinando aves protegidas encontradas mortas ao longo de linhas de energia em terras públicas no oeste dos EUA mostra que as mortes por armas de fogo foram três vezes mais comuns do que as mortes por outras causas.

Na Grande Bacia do oeste dos EUA, os postes de energia e as linhas de energia costumam ser os recursos de paisagem mais altos disponíveis para as aves para empoleirar-se e nidificar. No entanto, essas estruturas feitas pelo homem também podem trazer riscos para as aves.

“Colisões e eletrocussões em linhas de energia são causas bem documentadas de mortes de pássaros em todo o mundo, mas existem muitos outros riscos para pássaros que vivem perto de humanos. Um diagnóstico preciso é essencial para o manejo eficaz da vida selvagem”, disse Eve Thomason, autora principal e recém-formada do programa Raptor Biology MS e agora pesquisadora associada no Raptor Research Center da Boise State University. “Saber se um pássaro morreu eletrocutado, caiu de um ninho, foi baleado ou mesmo exposto a veneno é fundamental para orientar a tomada de decisões de conservação.”

O objetivo do estudo foi testar a suposição comum de que a eletrocussão é a maior ameaça para as aves ao longo das linhas de energia. Observadores treinados repetidamente caminharam ou dirigiram ao longo de 122 milhas de linhas de energia em Idaho, Wyoming, Utah e Oregon e coletaram um total de 410 aves mortas. Para entender a causa da morte, cada carcaça de ave foi inspecionada em busca de ferimentos visíveis, fotografada e depois transportada para o Departamento de Saúde de Animais Selvagens e Caça de Idaho para um exame completo e raios-x.

Reprodução/U.S. Geological Survey (USGS)/U.S. Department of the Interior

 

 

A equipe conseguiu determinar a causa da morte de 175 dessas aves, das quais 66% morreram por tiros. Muitas das aves abatidas eram espécies protegidas por leis estaduais e federais, incluindo águias americanas, águias douradas e várias espécies de falcões. Como tal, esses tiroteios eram ilegais. Em comparação, as mortes por eletrocussão e colisões foram divididas quase igualmente em cerca de 17% de cada.

“Esses resultados demonstram que o tiro ilegal de pássaros ao longo de linhas de energia é muito mais comum e uma ameaça mais significativa à conservação de pássaros do que pensávamos”, disse o co-autor Todd Katzner, biólogo de pesquisa de vida selvagem de supervisão de pesquisas geológicas dos EUA e consultor de pós-graduação de Thomason. “Foi demonstrado que a morte por tiro afeta o crescimento populacional de algumas espécies, incluindo águias douradas, mas não sabíamos que isso era relevante para tantas espécies em uma área geográfica tão grande”.

Vários pássaros apresentavam sinais visíveis de eletrocussão, incluindo queimaduras e penas chamuscadas, mas os raios-x revelaram que eles também haviam sido baleados. Uma águia careca coletada no sudeste do Oregon tinha sinais externos tão convincentes de eletrocussão que a empresa de serviços públicos implementou medidas de mitigação no local para reduzir o risco futuro para as aves naquele local. Mais tarde, os raios-X revelaram vários projéteis de espingarda em todo o corpo da águia.

Reprodução/U.S. Geological Survey (USGS)/U.S. Department of the Interior

 



“Este estudo é único porque radiografamos os restos de todas as aves que encontramos. Todo esse trabalho valeu a pena, pois encontramos coisas que teriam sido perdidas apenas com exames externos”, disse Thomason. “Suspeitamos que, neste caso, esta águia foi baleada e entrou em contato com as linhas de energia quando caiu no chão.”

“As concessionárias concentraram esforços na redução de eletrocussão e colisão ao longo de linhas de energia por décadas. Os resultados deste estudo mostram que a caça é outro desafio de conservação para as aves de rapina que precisa ser enfrentado”, acrescentou Natalie Turley, bióloga e coautora da Idaho Power.

O artigo, “O tiro ilegal é agora uma das principais causas de morte de pássaros ao longo de linhas de energia no oeste dos EUA”, foi publicado na revista iScience . O financiamento para este estudo foi fornecido pela Guarda Nacional do Exército de Idaho, Avian Power Line Interaction Committee, US Fish and Wildlife Service, Bureau of Land Management, Raptor Research Center na Boise State University e US Geological Survey.

A Idaho Power forneceu acesso a linhas de energia em áreas onde ocorreram mortes de pássaros. O Laboratório Forense e Sanitário do Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Idaho forneceu treinamento, supervisão, consultoria e instalações para realizar exames e radiografias. Policiais do Departamento de Pesca e Caça de Idaho, Bureau of Land Management e Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA forneceram informações sobre a matança ilegal de animais selvagens e investigaram alguns dos disparos ilegais descobertos durante este estudo. Fonte: U.S. Geological Survey (USGS)/U.S. Department of the Interior.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da U.S. Geological Survey (USGS)/U.S. Department of the Interior
Fotos: Reprodução/Pixabay
/U.S. Geological Survey (USGS)/U.S. Department of the Interior

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.