Garça-branca-grande (Ardea alba)
 
 
Ameaças
Aves de rapina africanas enfrentam reduções drásticas em suas populações
Pesquisa destaca a perda significativa de espécies de aves de rapina tropicais, como a águia marcial em várias regiões do continente africano
 

08/04/2024 – Um novo estudo revela um colapso populacional alarmante entre as aves de rapina africanas, colocando em risco não apenas essas espécies, mas também alertando para possíveis consequências imprevistas para os seres humanos. Publicada na revista Nature Ecology and Evolution, a pesquisa destaca a perda significativa de espécies de aves de rapina tropicais, como a águia marcial, o bateleur e o açor de canto sombrio, em várias regiões do continente africano nas últimas quatro décadas.

A análise, baseada em levantamentos rodoviários, revela que quase 90% das 42 espécies de aves de rapina estudadas sofreram declínios, com mais de dois terços mostrando evidências de estarem globalmente ameaçadas. Phil Shaw, autor do estudo da Universidade de St Andrews, destaca que o desaparecimento dessas espécies pode desencadear consequências ruins para os humanos, citando o exemplo dos abutres indianos, cujo declínio resultou em um aumento nos casos de raiva em humanos.

O estudo também destaca que as aves de rapina africanas, muitas delas grandes predadoras capazes de caçar uma variedade de presas, estavam se tornando cada vez mais dependentes de áreas protegidas, como parques e reservas nacionais. Apesar de suas populações também terem sofrido reduções dentro de áreas protegidas, a diminuição nessas áreas foi mais lenta. No entanto, os declínios dentro dessas áreas ainda foram notáveis, com 40% de 42 espécies estando classificadas em algum grau de ameaça.

Reprodução/Pixabay

 



Segundo Shaw, a expansão agrícola e a falta de recursos nas áreas protegidas foram identificadas como causas significativas para os declínios, especialmente na África Ocidental. Ele destaca que a situação pode ter impactos imprevistos em locais onde houve o desaparecimento dessas aves de rapina.

A redução de abutres na Índia levou a consequências graves, como o aumento de cães selvagens, principalmente em áreas urbanas e surtos de raiva na população humana, ocasionados por mordidas desses cães. Ou seja, o declínio ou extinção acentuada das aves de rapina pode desencadear efeitos inesperados nos ecossistemas, alerta Shaw. A pesquisa destaca a importância da preservação dessas espécies e ressalta a urgência de medidas para garantir sua sobrevivência nos ecossistemas africanos.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação com informações de agências internacionais
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 
Biguá (Nannopterum brasilianus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.