Periquito-de-cabeça-preta (Aratinga nenday)
 
 
Conheça as Espécies
Arara-vermelha
Pode ser vista em vários países da América do Sul
 

ARARA-VERMELHA
Ara chloropterus (Gray, 1859)
Família: Psittacidae

12/09/2018 – A arara-vermelha é uma espécie monotípica, ou seja, não ocorrem subespécies. Sua distribuição atinge o leste do Panamá através das planícies da Colômbia, Venezuela, Guianas e Brasil para o sul até o Paraguai e para o oeste até o leste do Equador, leste do Peru e nordeste da Bolívia; e antigamente no norte da Argentina.

No Brasil ocorre no Amapá, Roraima, Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Piauí, Bahia, São Paulo e Paraná.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Arara-vermelha (Ara chloropterus).

 

Na Mata Atlântica sua distribuição ocorria em duas populações, na região costeira entre a Bahia e o norte do Rio de Janeiro, incluindo o leste de Minas Gerais, e do sul de Goiás a Argentina e Paraguai, incluindo São Paulo e Paraná.

No início do século XIX foi registrada no Espírito Santo e no sul da Bahia e consta que na época do descobrimento do Brasil era comum na Mata Atlântica litorânea.

Habitam florestas de galeria, pantanal, buritizais, coqueirais e campos com árvores isoladas.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Arara-vermelha (Ara chloropterus).



Tem entre 90-95 centímetros de comprimento. É facilmente identificada pelo vermelho escuro com as coberteiras superiores da asa verde e azul; face nua branca com fileiras estreitas de penas vermelhas; bico bicolor; baixo dorso, rabadilha e crisso azul-claros; vermelho sob as asas e a cauda.

Alimenta-se dos frutos buriti (Mauritia flexuosa) e de outras palmeiras. Consome sementes de girassol em comedouros.

Nidifica em cavidades naturais como em paredões rochosos no município de Jardim, no Mato Grosso do Sul, por exemplo, ou em ocos de árvores.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Arara-vermelha (Ara chloropterus).



A extinção em alguns locais ocorreu devido à captura e perda de habitat pela expansão agropecuária. Esta classificada na categoria Quase Ameaçada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente e Pouco Preocupante pela União Internacional para Conservação da Natureza – IUCN, na sigla em inglês. Nos estados do Paraná (2004) e São Paulo (2009) está criticamente em perigo.

Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano da Ave. Aqui no Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau também realizará uma série de ações para a promoção do Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, incluindo matérias especiais sobre as aves nas mais diversas áreas, como na ciência.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Arara-vermelha (Ara chloropterus).



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação/Viviane Rodrigues Reis
Fotos: Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.