Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Conheça as Espécies
Gavião-belo
Alimenta-se de grandes insetos aquáticos, caramujos e pequenos jacarés
 

GAVIÃO-BELO
Busarellus nigricollis (Latham, 1790)
Família: Accipitridae

25/10/2018 – A distribuição ocorre de maneira ampla, do México ao Uruguai. Há duas subespécies, ambas ocorrem no Brasil.

Busarellus n. nigricollis ocorre desde o México para o sul até a Amazônia, do oeste até o leste do Equador, leste do Peru, Venezuela, Guianas, Trinidad e para o sul até o leste da Bolívia e em todo o Brasil.

Busarellus n. leucocephalus ocorre do Paraguai, Uruguai, norte da Argentina até o sudeste do Brasil. Tem 51 centímetros. É marrom-avermelhado e a cabeça é esbranquiçada; alto peito com uma mancha preta; cauda curta e preta com a ponta branca; asas longas e largas. Imaturo com as partes inferiores e a cabeça amarelada e estriada.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Gavião-belo (Busarellus nigricollis).


Habita pântanos, banhados, manguezais, brejos, beira de lagoas no pantanal, matas de galeria, buritizais alagados, rios, lagoas e represas. Às vezes 10 ou mais indivíduos podem se reunir em árvores secas, na borda de pantanais e banhados.

É tranquilo, permitindo grande aproximação. Seu voo é potente, sobe planando até grande altura. Geralmente permanece empoleirado, à beira d água, precipitando-se sobre peixes em locais rasos ou em meio à vegetação flutuante.

Alimenta-se de grandes insetos aquáticos, caramujos e pequenos jacarés a partir de poleiros fixos ou pairando baixo sobre a vegetação aquática. É habilidoso na pescaria, utiliza os pés providos de espículas e garras compridas e curvas para capturar os peixes, e não molha a plumagem.

O ninho é feito com gravetos, tem formato de plataforma e é instalado entre 12 e 15 metros. Coloca um único ovo cinzento manchado de marrom.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Gavião-belo (Busarellus nigricollis).

 

Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano da Ave. Aqui no Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau também realizará uma série de ações para a promoção do Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, incluindo matérias especiais sobre as aves nas mais diversas áreas, como na ciência.



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação/Viviane Rodrigues Reis
Fotos: Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.