Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Conheça as Espécies
Quiriquiri
Ataca grandes aves de rapina como carcarás e o gavião-carijó.
 

QUIRIQUIRI
Falco sparverius Linnaeus, 1758
Família: Falconidae
Nome em inglês: American Kestrel

16/09/2019 – Amplamente distribuído, do Alaska a Terra do Fogo. Existem 17 subespécies, das quais três ocorrem no Brasil e duas na Mata Atlântica, Falco s. cearae e Falco s. cinnamominus.

Falco s. cearae ocorria originalmente por todo o Brasil extra-amazônico, exceto na parte sul do país, na Mata Atlântica desde o limite norte até Santa Catarina. Falco s. cinnamominus se restringia a América do Sul meridional, do sul do Peru a Terra do Fogo e extremo sul do Brasil, e na Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, no entanto ambas as espécies ampliaram sua distribuição devido aos desmatamentos ocorridos no domínio.

Reprodução/Pick-upau

Quiriquiri (Falco sparverius)



Tem cerca de 25 centímetros. Possui duas faixas verticais negras nos lados da cabeça; macho com o dorso e as penas centrais da cauda marrom-ferrugíneas e asas cinza; fêmea com todo lado dorsal, asa e cauda ferrugíneos com faixas escuras.

Tem uma face occipital na nuca similar à dos caburés do gênero Glaucidium. Estas marcas lembram grandes olhos e inibe predadores.

Habita áreas abertas como pastos, plantações, zonais rurais, urbanas, praias, banhados e bordas de matas secas. Vive sozinho ou em casal. Pousa em fios, postes e antenas de prédios.

Reprodução/Pick-upau

Quiriquiri (Falco sparverius)



Caça pairando no ar e mergulha para capturar presas, sobretudo insetos, mas também consome codornas, rolinhas, répteis, ratos e morcegos. Pode manter parte da presa em galhos para comer depois. Segue incêndios e saqueia ninhos de outras aves.

Quando está nervoso, sacode a cauda para os lados. Toma banhos de pó em estradas de terra e pode dormir sob os telhados nas cidades.

Territorialista, ataca grandes aves de rapina como carcarás e o gavião-carijó. Durante a corte e em voo, o macho fornece pequenas presas para a fêmea. Copulam sobre galhos secos expostos.

A nidificação ocorre em ocos, cavidades naturais de árvores mortas e em cupinzeiros arborícolas. Além da fêmea, o macho também alimenta os filhotes. Sua vocalização consiste em “quiri-quiri-quiri”.... estridente.

Reprodução/Pick-upau

Quiriquiri (Falco sparverius)

 

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; Grantsau, 2010; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.