Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Conheça as Espécies
Sabiá-barranco
É agressivo no inverno próximo a áreas com frutos, outros sabiás são dominados por ele, com exceção do sabiá-laranjeira.
 

SABIÁ-BARRANCO
Turdus leucomelas Vieillot, 1818
Família: Turdidae
Nome em inglês: Pale-breasted Thrush

01/10/2019 – Distribui-se de modo amplo pela região leste da América do Sul, ocorrendo da Colômbia ao Paraguai e por toda a Mata Atlântica. Habita bordas de mata, parques e jardins.

Reprodução/Pick-upau

Sabiá-barranco (Turdus leucomelas)



Tem cerca de 25 cm e ocorrem três subespécies, das quais duas ocorrem na Mata Atlântica, Turdus leucomelas albiventer entre o Piauí e a Bahia e Turdus leucomelas leucomelas da Bahia ao limite sul do domínio.

Turdus l. leucomelas possui o alto da cabeça cinza; garganta branca com estrias marrons; lado dorsal marrom-oliváceo pálido; asas mais avermelhadas; peito e flancos marrons; região central da barriga branca; infracaudais brancas com o centro escuro; pés marrom-claros.

Reprodução/Pick-upau

Sabiá-barranco (Turdus leucomelas)

 

Consome insetos e frutos no solo, segue correições de formigas da espécie Labidus praedator em bordas de capoeiras ou captura cupins alados em revoadas.

Possui comportamento agressivo, durante o inverno próximo a áreas com frutos, outros sabiás são dominados por ele, com exceção do sabiá-laranjeira.

Reprodução/Pick-upau

Sabiá-barranco (Turdus leucomelas)



Nidifica em construções, barrancos, cercas vivas e sobre vasos de plantas, a uma altura entre 1 e 2,5 metros do solo. O ninho feito com barro e matéria vegetal seca tem formato de taça. A fêmea incuba de 2 a 3 ovos verde-azulados com pintas avermelhadas e os filhotes eclodem após 10 ou 12 dias.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Reprodução/Pick-upau

Sabiá-barranco (Turdus leucomelas)



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; Grantsau, 2010; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.