Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Conheça as Espécies
Bico-virado-carijó
É a espécie do gênero que tem a distribuição mais ampla.
 

BICO-VIRADO-CARIJÓ
Xenops rutilans Temminck, 1821
Família: Xenopidae
Nome em inglês: Streaked Xenops

03/02/2020 – Ocorre de maneira ampla, nos Andes e na América do Sul ao sul do Rio Amazonas até o sul do Brasil. Há onze subespécies, das quais três ocorrem no Brasil Xenops r. purusianus, Xenops r. chapadensis e Xenops r. rutilans.

Divulgação/Pick-upau

Bico-virado-carijó (Xenops rutilans).



Xenops r. rutilans ocorre no centro-norte do Paraguai, nordeste da Argentina, sudeste e sul do Brasil em Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Xenops r. purusianus ocorre no leste do Peru, nordeste da Bolívia e norte do Brasil ao sul do Rio Amazonas nos estados do Amazonas e Pará. Xenops r. chapadensis ocorre no leste da Bolívia e oeste, centro-oeste e nordeste do Brasil em Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí.

Somente Xenops r. rutilans ocorre na Mata Atlântica e é endêmica do bioma, ocorrendo da Paraíba ao limite sul do domínio incluindo Paraguai e Argentina.

Tem 12 cm. Xenops r. rutilans tem o lado ventral fortemente estriado branco e escuro. Xenops r. chapadensis a barriga é menos estriada que o peito, alto dorso marrom-ocre-avermelhado com estrias claras. Xenops r. purusianus tem o alto dorso marrom-avermelhado finamente estriado.

Divulgação/Pick-upau

Bico-virado-carijó (Xenops rutilans).



É a espécie do gênero que tem a distribuição mais ampla. Ocorre em dossel e bordas de matas úmidas e capoeiras. Evita adentrar em áreas muito abertas. Atinge alturas maiores que o bico-virado-miúdo e ao contrário deste, quase não fica no interior das matas.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.